10º Consenge: perfis dos palestrantes

Amanhã, 27, é a abertura do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros – Consenge. Realizado na cidade de Búzios (RJ), o Congresso terá como tema “Um projeto de nação para o Brasil”.  Veja abaixo os perfis dos palestrantes que participarão do evento:

“Um projeto de nação para o Brasil”

Luiz_Dulci

Luiz Dulci
Mineiro de Santos Dumont, Luiz Dulci foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República durante os oito anos de governo Lula. Professor de Língua Portuguesa e sindicalista, liderou as grandes greves do magistério mineiro em 1979 e 1980. Tornou-se o primeiro presidente da União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais, atual Sind-UTE. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), membro de sua primeira executiva nacional, foi um dos responsáveis pelo manifesto de Fundação e o Programa do partido. É, até hoje, um dos seus formuladores. Também ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1983.

De 1993 a 1997 foi secretário de Governo e de Cultura da administração popular de Belo Horizonte (MG). No PT, presidiu a Fundação Perseu Abramo (1996-2003), foi um dos coordenadores da campanha de 2002 e vice-presidente e secretário-geral do partido, função que desempenhou até o início do governo Lula. Atualmente, é diretor do Instituto Lula. Entre outras atribuições, é o responsável pela Iniciativa América Latina dentro da instituição.

“O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional”

bartiria

Bartíria Lima
Natural do Estado do Amazonas, Bartíria além de presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), é integrante do Conselho Nacional das Cidades, do da Saúde, também de Saneamento Ambiental e participante do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

curriculo_mauricio_muniz_pac

Maurício Carvalho
O Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz Barretto de Carvalho, é mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração Pública, também pela FGV. Foi Assessor Especial da Presidência da República, de 2003 a 2004, quando assumiu a Subchefia Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, responsável por articular a ação de governo e monitorar os projetos estratégicos, especialmente o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ricardo Bielschowsky

Economista, com graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado na Universidade de Brasília (UnB) e doutorado na Universidade de Leicester, Inglaterra, professor da UFRJ, ex- funcionário das Nações Unidas e ex-diretor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) no Brasil. Autor de cerca de 60 trabalhos, entre livros e artigos, sobre história do pensamento econômico brasileiro e latino-americano, desenvolvimento e investimento. Entre seus mais de 20 livros encontram-se ” O pensamento econômico brasileiro: 1930-64″ , “Cinquenta anos de Pensamento na CEPAL (1930-64)” e “Investimento e reformas no Brasil”.

“O papel do movimento sindical frente às modificações no mundo do trabalho”

adalberto cardoso

Adalberto Cardoso

Adalberto Cardoso é doutor em sociologia pela USP, professor e diretor do IESP-UERJ. Suas principais áreas de interesse de pesquisa são as sociologias do trabalho, urbana, das desigualdades sociais e, também, teoria social e metodologia. Entre suas publicações recentes estão: Emerging: Inequality and Emancipation; Ensaios de sociologia do mercado de trabalho brasileiro; A construção da sociedade do trabalho no Brasil; Mercados de Trabalho e Oportunidades: Reestruturação econômica, mudança ocupacional e desigualdade na Inglaterra e no Brasil; As Normas e os Fatos: Desenho e Desempenho das Normas de Regulação do Mercado de Trabalho no Brasil.

juneia

Junéia Batista

Junéia Batista é assistente social, Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador/a na Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidente do Comitê Mundial de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP), dirigente do Sindicato dos/as Municipais de São Paulo e Conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Pascoal Carneiro

Iniciou a militância no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, na Bahia. Nos anos 1970, foi para São Paulo e como metalúrgico participou das greves de 1977 e 1978. Seu retorno a Bahia aconteceu em 1979, quando participou da chapa de oposição do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia em 1982, como representante da federação. Em 1988 foi eleito tesoureiro e, em 1991, foi presidente do sindicato. Pascoal também é fundador da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) e já foi primeiro secretário-geral. Hoje, ele é secretário de previdência, aposentados e pensionistas da CTB.

Sobre o Consenge

O Congresso debate e traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional e de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social.  (Veja aqui as propostas elaboradas pelos sindicatos nos seus encontros estaduais).

Realizado de três em três anos, o Consenge orienta o papel da federação nos temas sociais de interesse nacional. A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 30 mil profissionais de sindicatos de todo o país. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).