25 de novembro: Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher

Hoje, 25 de novembro, é dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher. Todos os dias a violência é elemento presente no cotidiano das mulheres. Desde enfrentar o caótico e machista trânsito; esperar um ônibus em um local deserto; caminhar por ruas sem iluminação; enfrentar a falta de vagas em creches; a falta de lavanderias públicas; agressões verbais e físicas nos transportes públicos; a homofobia; o racismo; os assédios moral e sexual e a luta permanente pela ocupação dos espaços.

Parafraseando Chico Buarque, todo dia parece tudo sempre igual, mas somente a luta muda a vida. Nós, mulheres, enfrentamos no dia-a-dia um ciclo de violências, que precisa ser rompido. Nesse sentido, o Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) afirmou como agenda política para o ano de 2015 o combate ao assédio moral, a luta pela ocupação dos espaços de poder pelas mulheres e a divisão das responsabilidades familiares e domésticas. As formas de violência são inúmeras, que vão desde a física até a institucional. Repudiamos a violência institucional presente em hospitais e maternidades, que violentam grávidas, jovens, negras, lésbicas e mulheres na 3ª idade. O machismo institucionalizado leva a negligências e a procedimentos cirúrgicos desnecessários e é preciso enfrentar com clareza estas questões.

A ocupação dos espaços de poder por mulheres é central no enfrentamento ao machismo. Embora o número de mulheres tenha ampliado na próxima composição do Congresso Nacional, é preciso mais. Nossas pautas históricas precisam avançar no parlamento. A transversalização do recorte de gênero e raça é fundamental em todas as pautas. Este cenário também precisa se refletir em nosso Sistema Confea/Creas, que contou com apenas 13,72% de candidatas mulheres.

Por todas essas distorções em nossa sociedade, nós, engenheiras organizadas no Coletivo de Mulheres da Fisenge, afirmamos o nosso comprometimento com a luta pelo fim da violência contra a mulher.

Fonte: Coletivo de Mulheres da Fisenge.