62 anos sem Getúlio Vargas

Fernanda Lima -Assessoria de Comunicação Senge Ba

O Gaucho de São Borja, Getúlio Dornelles Vargas, nasceu no dia 19 de Abril de 1882. O filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas, concluiu os estudos primários na cidade natal, depois seguiu para a Escola de Ouro Preto(MG), a qual ficou apenas um ano, devido a um conflito entre estudantes.

Em 1898, decidiu seguir carreira militar, foi rapidamente promovido a segundo-sargento no 6° Batalhão de Infantaria, sediado em São Borja. Já em  março de 1900, matriculou-se na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo. Em maio de 1902, porém desligou-se da escola, em solidariedade a alguns colegas que haviam sido expulsos por um incidente disciplinar.

Getúlio ingressou na Faculdade de Direito de Porto Alegre , em 1903. Lá cultivou o gosto por literatura e revelou-se discípulo fiel do castilhismo. Logo que se formou, ocupou a promotoria de Porto Alegre.  Sua vida política foi inaugurada com a eleição para deputado estadual pelo Partido Republicano Rio-Grandense em 1909, foi reeleito em 1917 e 1921.

Vargas, foi deputado, ministro da Fazenda e presidente de seu estado antes de concorrer à Presidência da República em 1930. Derrotado nas eleições, liderou o movimento revolucionário deflagrado em outubro daquele ano, que acabou vitorioso e o levou à chefia do governo provisório do país. Esse movimento que levou Getúlio ao poder tornou-se conhecido na história brasileira como a Revolução de 1930. “O quadro sociopolítico da dominação oligárquica sob a hegemonia da burguesia cafeeira”, escreveu Bóris Fausto.
Getúlio Vargas, foi o presidente que mais tempo ficou no poder, entre 1930 e 1945, depois entre 1950 e 1954. Todas as suas ações e realizações fizeram dele um homem importante e controverso na história do Brasil. Foi considerado o precursor e defensor das causas sociais e interesses nacionais. Em seu governo criou empresas estatais em áreas estratégicas, como siderurgia, mineração e geração de energia, criando um impulso ao desenvolvimento industrial do país.

Outro marco importante do governo Vargas(1951-1954) foi a exigência do monopólio estatal sobre a produção do petróleo, setores da sociedade brasileira se mobilizaram para criar a campanha “ O Petróleo é nosso”, contra a participação de empresas do exterior. Então em 1953, foi sancionada a lei que representou a independência econômica do país, foi criada a Petrobras.

No dia 24 de Agosto de 2016, se faz completo 62 anos da morte de Getúlio Vargas, que assim fez como prometido em sua carta de despedida “sair da vida para entrar na história”, em Setembro de 2010, teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Carta Testamento
Getúlio Vargas
Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam
sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa.
Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como
sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e
financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e
instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A
campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o
regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça
da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na
potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de
agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja
livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que
destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas
declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de
dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu
preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo
suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora
se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o
sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao
vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e
vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício
vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama
imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o
perdão.
E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me
liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu
sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a
espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as
infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte.
Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na
História.
(Rio de Janeiro, 23/08/54 – Getúlio Vargas)