84 ANOS DE COMPROMISSO COM A ENGENHARIA E COM O BRASIL

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA) foi fundado em 27 de setembro de 1937, dia de São Cosme e Damião, por 69 profissionais liderados pelo Engenheiro Alfredo Nogueira de Passos. Nessa data, no famoso Campo da Graça, houve uma memorável partida entre o Galícia e o Ipiranga, com a vitória surpreendente de 4 x 3 para o Ipiranga. Em setembro, ocorreram conversas e conspirações políticas entre o estudante de Engenharia Carlos Marighella e o Governador Juraci Montenegro Magalhães sobre a possibilidade de resistir a um Golpe de Estado do Presidente Getúlio Vargas, que seria efetivado como Estado Novo em 10 de novembro de 1937. No mesmo ano, os jornais falavam da Guerra Civil Espanhola e da possível deflagração da Segunda Guerra Mundial. Também brilhava nas telas dos cinemas Cine Guarani e Excelsior, em Salvador, o filme Romeu e Julieta, estrelado por Norman Shearer e Leslie Howard.

Desde o início, mesmo em meio a essa atmosfera conturbada, o SENGE-BA desenvolveu uma luta constante junto à categoria. Teve participação importante na campanha do “Petróleo é Nosso” em defesa da Engenharia e da soberania nacional, da industrialização da Bahia e do Nordeste e na valorização profissional, sendo uma das entidades signatárias do projeto de lei apresentado ainda na década de 1960 pelo então Deputado Federal Almino Afonso, que daria a origem à legislação do Salário Mínimo Profissional. Teve um papel fundamental na ampliação do regime fiscal do supersimples para as micro e pequenas empresas de Engenharia, na elaboração da proposta do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, na instalação e criação do Ministério das Cidades, na defesa de empresas públicas como Banco Brasil, Caixa Econômica Federal, Chesf e Eletrobrás, na defesa da integralidade do sistema PETROBRAS e a permanência de suas operações no estado da Bahia, na defesa das universidades públicas e da Carreira de Estado para os profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia e demais profissões regulamentadas pelo sistema CONFEA-CREA.

A partir da década de 1980, com a mudança do perfil da categoria iniciada pela implantação do Polo Petroquímico e Centro Industrial de Aratu, que passou a ter uma predominância de profissionais assalariados, exigiu do SENGE-BA uma mudança de postura para atuar mais próximo das categorias majoritárias. Este período propiciou a formação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Tratamento e Purificação de Água (SINDAE), dos Trabalhadores em Empresas de Perícias, Pesquisas e Informações (SINDIPEC), dos Servidores Públicos Municipais de Salvador e das diversas categorias dos servidores públicos estaduais e federais.

O SENGE-BA também foi uma das entidades fundamentais nas campanhas “Diretas Já” e “Fora Collor”, além da articulação dos movimentos dos servidores públicos municipais, estaduais e federais por melhores condições de trabalho e das campanhas salariais das empresas estatais e do setor privado.

Já no processo constituinte estadual, o SENGE-BA foi uma das entidades coordenadoras da campanha “A Bahia não se divide”, que se opunha à proposta do então Deputado Fernando Gomes (PMDB) de dividir o estado da Bahia para criar o estado de Santa Cruz. A campanha, que ganhou as ruas e as mentes e corações dos baianos, dizia: “dividir a Bahia é como separar Caetano de Veloso, Gilberto de Gil, Jorge de Amado, Maria de Bethânia e Castro de Alves”.

Na década de 1990, a marca do sindicato foi a luta contra a privatização da COELBA, RFFSA, USIBA, EMBASA e FAFEN. O SENGE-BA foi derrotado no processo de privatização das três primeiras empresas, mas conseguiu barrar a venda da EMBASA pelo Governador Paulo Souto e incorporar a FAFEN ao sistema PETROBRAS.

Mais recentemente, o sindicato obteve vitórias judiciais em relação à implantação do Salário Mínimo Profissional para os Engenheiros da CERB, EMBASA, UFC, CONDER, entre outras. Também conseguiu por negociação a sua implantação em alguns municípios como Vitória da Conquista e Salvador.

Em 84 anos o mundo passou por diversas mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porém, existem algumas coisas que não mudaram:  a defesa da soberania nacional, o desenvolvimento tecnológico e o nosso compromisso com a Engenharia e com o Brasil.

Engenheira Márcia Ângela Nori

Presidente do SENGE-BA