“A engenharia, a democracia, o sindicalismo e a soberania nacional” será tema do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

No último dia 23/11, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), foi definido o tema central do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) que será “A engenharia, a democracia, o sindicalismo e a soberania nacional”. De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, o movimento sindical vive um momento de transformação diante do quadro de reformas trabalhista e previdenciária no Brasil. “Para além das reformas, ainda tramita, no Congresso Nacional, uma PEC de reforma sindical que poderá acabar, por exemplo, com os sindicatos de profissionais liberais, como engenheiros, jornalistas, advogados e médicos”, afirmou Clovis que acrescentou: “nós temos proposta para uma política sindical brasileira que garanta autonomia e liberdade de organização. Sobretudo, temos projeto de país em defesa dos direitos trabalhistas, da engenharia nacional, das empresas públicas e estatais e, principalmente, da soberania nacional. Mais do que resistir, precisamos apontar a proposta da engenharia por um projeto de país justo e soberano”.

Programado para os dias 10 a 12 de setembro de 2020, o 12º Consenge irá reunir, no Rio de Janeiro, engenheiros de 11 estados do Brasil de 12 sindicatos filiados à Fisenge.

Fonte: Fisenge