Abenc realiza com sucesso debate sobre manejo de águas pluviais

Abenc realiza com sucesso debate sobre manejo de águas pluviais

A  Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), sessão Bahia, por meio de parceria com o Sistema Confea/Crea e Mútua realizou nos dias 27 e 28 de maio o debate público Manejo de Águas Pluviais Sustentáveis. O evento aconteceu no auditório do Conselho e discutiu as alterações da Lei 11.445/2007 (PL 4615/2016 e PL 6462/2009), que estabelecem diretrizes nacionais para o saneamento básico, que inclua sistemas de redução da velocidade de escoamento das águas pluviais. A realização do evento foi viabilizada pelo Chamamento Público das Entidades Profissionais de 2018 do Confea. O presidente da Abenc, Adriano Segura, liderou a mesa que contou com especialistas e gestores. 

De acordo com o vice-presidente da Abenc, Rui Cordeiro, o evento ofereceu subsídios ao Confea no sentido de aprimorar a Legislação Brasileira para promover a eficiência neste campo da engenharia. “O apoio do Crea Bahia mais uma vez foi fundamental para o sucesso do Debate, bem como a participação dos profissionais engenheiros civis e de outras modalidades. Esperamos contar com o Crea e a Mutua para as próximas iniciativas da Abenc, principalmente nos programas de capacitação dos engenheiros civis para 2019/2020, cujo programa será muito intenso em Salvador e no interior do estado”, observa.

O evento foi coordenado pela vice-presidente da Abenc, Rute Carvalhal, que também é conselheira do Crea, e contou com o apoio de toda a diretoria da Abenc. Na ocasião foram apresentadas as mais recentes intervenções realizadas em Salvador e Região Metropolitana, neste segmento de Drenagem/Manejo de Águas Pluviais, além dos conceitos e ações que devem ser implementadas para que as cidades do Estado da Bahia possam atingir um nível contemporâneo neste segmento do Saneamento Básico.

A escolha do tema se deu em razão de os cursos de graduação não focarem de forma detalhada o assunto e pela relevância que ganha em período de elevada pluviosidade, ocasionando problemas como alagamentos e infiltrações. A ideia é que as intervenções ofereçam melhor qualidade de vida por meio de uma atuação qualificada dos profissionais.

Fonte: Ascom Crea-BA

Fechar Menu