Acordo com a Anfavea facilita a venda de tratores para agricultura familiar

Um acordo de cooperação de vendas de máquinas com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para o Programa Mais Alimentos foi assinado hoje (17), em São Paulo, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Laudemir Müller. Por meio do programa, agricultores podem adquirir máquinas e veículos com preços especiais e condições de financiamento exclusivas.

Criado em 2008, o programa facilita o acesso de agricultores familiares a equipamentos e implementos agrícolas que modernizam suas propriedades e favorecem o aumento da produção. O Mais Alimentos oferece prazo de pagamento dez anos, com até três anos de carência e juros de 1% a 2%. “A peça fundamental que organiza e explica o sucesso do programa é a capacidade que tivemos de desenvolver uma parceria entre os agricultores, o governo federal e a Anfavea. Esse trabalho ampliou a efetividade do programa de grande importância para a indústria e para a produção de alimentos”, disse o ministro.

Segundo a Anfavea, o objetivo do acordo é estimular o desenvolvimento da agricultura familiar e promover a modernização e produtividade da atividade rural. “É extremamente importante ter um programa voltado para a agricultura familiar no Brasil. Precisamos estimular o crescimento desse segmento com mecanismos que garantam o aumento da produtividade rural com equipamentos modernos e altamente eficientes”, disse Luiz Moan, presidente da Anfavea.

De acordo com o ministério, na safra passada, os fabricantes de tratores venderam 19 mil unidades para a agricultura familiar. “E a expectativa é de que na safra 2014/2015 esse número chegue a 20 mil”, prevê o órgão.

Atualmente, segundo o ministério, o programa tem 525 empresas cadastradas participando do programa. Em seis anos de existência, 80 mil tratores foram comercializados e financiados 47 mil veículos de transporte de carga.

Fonte: Agência Brasil.