Apub lança dois livros de docentes da UFBA

Na retomada da programação cultural do Sindicato, a Apub sediou dois lançamentos de livros esta semana. Um foi na terça-feira (18/03), do professor Penildon Silva Filho (ICS), de título Políticas de Ação Afirmativa na Educação Brasileira: Estudo de Caso do Programa de Reserva de Vagas para Ingresso na UFBA. Segundo o autor, a universidade brasileira sempre se debruçou sobre a função social, e agora no começo do século XXI, as ações afirmativas aparecem como instrumento de democratização do acesso e da permanência. Por isso, o livro procura analisar como isto está sendo implementado na Universidade Federal da Bahia e de que forma a comunidade acadêmica vê essa iniciativa.

Na quinta (20/03), o segundo evento reuniu dezenas de professores, na maioria mulheres, para o lançamento do livro Relações de gênero, raça, classe e identidade social no Brasil e na França. Na ocasião, uma das organizadoras da publicação, Antônia Garcia, apresentou a obra – resultado de um seminário realizado pelo NEIM-UFBA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher) – e as autoras dos artigos que a compõem falaram sobre as experiências que levaram à pesquisa sobre os temas.