Candidato ao governo, Rui Costa apresenta suas propostas no CREA-BA

Projetar a Bahia para os próximos 50 anos. Esse foi o eixo e objetivo das propostas presentes no programa de governo do candidato ao governo do estado pelo PT, Rui Costa. Ele esteve presente ontem, 19, na sede do CREA-BA para participar da série de debates Diálogo com os Candidatos, uma iniciativa do Conselho em parceria com o fórum A Cidade Também é Nossa. A candidata Lídice da Mata abriu a série no dia 30 de junho e Paulo Souto do DEM será o próximo convidado.

Estavam presentes o presidente do CREA-BA em exercício, Eduardo Sousa, a deputada Maria del Carmem,  o coordenador do fórum A Cidade também é Nossa Ordep Serra, o deputado Marcelino Galo, o presidente do SENGE-BA, Ubiratan Félix, além de outros políticos e interessados em geral. O SENGE-BA foi uma das entidades que encaminhou questionamentos ao candidato.

Durante sua fala, que durou cerca de 40 minutos, Rui Costa abordou especialmente questões ligadas à infraestrutura logística do estado que, segundo ele, precisa evoluir para ampliar a capacidade de atração de investimentos para a Bahia. “O desafio é desenvolver o estado a partir de um modelo não mais de guerra fiscal (…) mas sim afirmando a competência e a capacidade do estado de atrair projetos através da redução dos custos de implantação”.

Ferrovias, Rodovias e Aeroportos

Para Rui Costa, faltou planejamento para o desenvolvimento da Bahia, e ele pretende enfrentar este problema através da construção e ampliação da malha rodoviária e, principalmente, ferroviária do estado. A construção da Fiol, a duplicação de rodovias, como a de Ilhéus-Itabuna foram alguns dos avanços citados. Além disso, o candidato dedicou tempo a falar de transporte aéreo, afirmando que, ao final de 4 anos, a Bahia terá 20 aeroportos fazendo voos regionais, com transportes de carga além de passageiros. Ele citou o aeroporto da cidade de Teixeira de Freitas, que passará a funcionar no dia 29 de setembro e o de Vitória da Conquista, que está em construção. Desse modo, ele diz, pretende integrar melhor as regiões do estado criando pólos de infraestrutura e desenvolvimento que atraiam investidores.

Mobilidade em Salvador

O candidato exaltou o funcionamento do metrô e garantiu que os demais trechos serão entregues dentro do prazo, devido aos termos do contrato firmado com a empresa responsável pelas obras. Segundo ele, o investidor só terá retorno do valor aplicado quando o trecho entregue estiver em operação, garantindo assim o cumprimento dos prazos. A previsão é que Salvador tenha 41 km de metrô até o primeiro semestre de 2017. Além disso, ele garantiu investimentos no VLT, numa linha que sairá de Paripe, passando pela Calçada, Comércio até a estação da Lapa, integrando-se ao metrô.

Habitação

Nesse caso, o candidato defendeu a criação de espaços de convivência, culturais e esportivos nos bairros como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Ele disse ainda que o governo do estado está investido R$ 165 milhões para a proteção das encostas como forma de evitar os deslizamentos.

Escritório de Projetos

Segundo Rui Costa, a Bahia é um estado que arrecada muito pouco em relação ao tamanho da sua população, ficando, dessa forma, dependente dos recursos federais ou de agentes financiadores. “Isso torna imperativo o melhor desempenho do governo do estado na elaboração de projetos”, afirmou. Para amenizar o problema, ele pretende criar, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, um Escritório de Projetos voltado exclusivamente para a elaboração de projetos competitivos que possam captar recursos tanto públicos quanto privados.

Abastecimento de Água

Após afirmar que o programa Água para Todos representa um grande avanço para a Bahia, Rui Costa prometeu consolidá-lo. Também se comprometeu a construir mais 10 barragens nos próximos 4 anos.

Resíduos Sólidos

O candidato defendeu a construção, financiada pelo estado com o apoio do governo federal, de bacias de resíduos sólidos cuja operação seria de responsabilidade dos municípios.