Carta Aberta do Sindicato dos Engenheiros da Bahia aos candidatos a Deputado Estadual, Federal, Senado Federal, Governador e Presidente da República

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia, entidade representativa dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências do Estado da Bahia, vem por meio desta divulgar as propostas para os Candidatos ao Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, ao Poder Executivo Estadual e Nacional nas eleições de 03 de outubro de 2022.

Propomos que:

1 – Adoção do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) no Estado da Bahia e nos municípios seja permitido apenas nos casos de emergência e urgência e que seja respeitado o Salário Mínimo Profissional estipulado na Lei 4950-A;

2 – Nos concursos públicos para os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências sejam respeitadas o Salário Mínimo Profissional estipulado na Lei 4950-A;

3 – Nas obras, projetos, fiscalizações e avaliações realizadas diretamente pelo Poder Público Federal, Estadual e Municipal sejam emitidos as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de cada profissional participante e que o poder público realize o devido pagamento;

4 – Retomada do controle público do Sistema Eletrobras e da CHESF;

5 – Adoção de uma política estágio para os estudantes oriundos dos cursos de engenharia, agronomia e Geociências;

6 – Apoio ao pagamento integral e paritário dos proventos dos servidores Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura do Salvador que porventura não tinham completado cinco anos de serviço público em outubro de 1988;

8 – Instituição da carreira de professor de EBTT (Ensino Básico, Técnico e tecnológico) nos moldes da carreira federal de modo que possibilite mão de obra qualificada para ministrar aulas nos cursos técnicos estaduais;

9 – Criação a nível federal e estadual da Engenharia Pública da União e Estadual como carreira de Estado nos moldes da Advocacia Geral de União.

10 – Retomar o controle público do Sistema Petrobras;

11- Implantação do Sistema Nacional de Assistência Técnica com atribuições definidas para cada ente federativo (União, Estado e Município) nos moldes do Sistema de Assistência Social (SUAS);

12 – Proibição de pregões públicos eletrônicos para obras e projetos de Engenharia e infraestrutura;

13 –  Adoção da exigência do projeto executivo que deve anteceder as licitações de obras de Engenharia e Infraestrutura;

14 – Agilização dos pagamentos dos Precatórios dos Processos Trabalhistas Coletivos patrocinado pelo SENGE Bahia em Benefício dos seus associados.

Engenheira Márcia Ângela Nori

Presidente do SENGE-BA