Cartilha sobre “Direitos dos profissionais de engenharia durante a pandemia” é lançada

Nesta quarta-feira (2/9), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou a cartilha sobre “Direitos dos profissionais de engenharia durante a pandemia”. A publicação traz informações sobre trabalho home office, presencial, acidente de trabalho, direito à desconexão e as principais mudanças na legislação com a pandemia de Covid-19. De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, a cartilha tem o objetivo de elucidar as principais dúvidas e também de afirmar um projeto de país comprometido com a democracia, os direitos, o desenvolvimento social e a soberania nacional. “A política econômica ultraliberal do ministro Paulo Guedes colocará o Brasil em patamares de profunda miséria, desestatização e dependência geopolítica. Nós, profissionais da engenharia, já sentimos as consequências em nossas vidas, principalmente aqueles que são informais, contratados via PJ ou MEI, sem qualquer garantia salarial e trabalhista ou mesmo os engenheiros que têm seus salários reduzidos ou contratos suspensos”, afirmou.

A informalidade no país já supera 50% em 11 estados, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ainda segundo com o Instituto, atualmente com a pandemia, mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras estão desempregados, ou seja, quase um quinto do país.

Entre as principais dúvidas apontadas, também estão questões sobre redução salarial, suspensão de contratos, afastamento por Covid-19 sem necessidade de atestado médico, desigualdades de gênero, acúmulo do trabalho doméstico. A cartilha é digital e aberta e pode ser acessada AQUI