Cessão do Pré-Sal, incongruências e Piketty

Cessão do Pré-Sal, incongruências e Piketty

Paulo Metri
Conselheiro do Clube de Engenharia e
colunista do Correio da
Cidadania

Cinco áreas de petróleo foram entregues à Petrobras, em 2010, para ela
descobrir os cinco bilhões de barris necessários para a concretização da
operação de cessão onerosa, que iria possibilitar a desejada capitalização
da empresa. Por ser eficiente e graças também à prodigalidade do Pré-Sal, no
final ela encontrou uma reserva recuperável entre 23 e 32 bilhões de barris.
Depois de serem retirados entre oito e 12 bilhões referentes a Libra, que já
foram leiloados, e os cinco bilhões da cessão onerosa, ainda sobraram de dez
a 15 bilhões de barris, que pertencem à União, pois o contrato não dá a
posse do petróleo excedente descoberto à Petrobras.

Passaram-se meses, desde que ocorreram estas descobertas, que acredito terem
sido de intensas disputas da riqueza dentro do governo. As empresas
estrangeiras devem ter feito pressão imensa para que ocorressem leilões
destas áreas, com o argumento de que a Petrobras está com dificuldade para
investir, devido à sua crise financeira, e elas iriam suprir a deficiência
de recursos. Crise esta advinda da promoção exagerada de rodadas de leilões
pelo próprio governo, nos quais a Petrobras tem participado heroicamente,
frustrando a intenção das multinacionais de ficarem com muitas áreas.
Leilões estes também desnecessários para o abastecimento do país, que está
garantido pela Petrobras por cerca de 60 anos.

No caso das quatro áreas, as empresas estrangeiras queriam acrescentar às
suas reservas bilhões de barris conhecidos de petróleo por um preço baixo,
uma vez que a Petrobras estaria forçada a não participar destes leilões e
elas formariam cartel para apresentação das propostas. Notem que elas estão
querendo um leilão de petróleo existente, e não um leilão de áreas que
talvez possam ter petróleo. Notem também que nenhuma delas, que possui ou
possuía áreas no Pré-Sal, fez grande descoberta, inclusive a Shell furou um
poço em Libra e devolveu a área porque achou que não tinha petróleo.

Por outro lado, a presidente Dilma teve queda na intenção de voto, em
passado recente, e especula-se que uma das causas foi ter leiloado Libra.
Entre os sindicalistas, petroleiros e pessoas que prezam as questões de
soberania, ela certamente perdeu votos. Este fato pode ter pesado na
balança, desta vez, para ela tomar a decisão correta de entregar as quatro
áreas de dez a 15 bilhões de barris à Petrobras, sem necessidade de leilão,
como manda o artigo 12 da lei 12.351 para as áreas estratégicas.

O consumo de petróleo e gás natural em 2006 correspondeu a 59% do total de
energia consumida no mundo. Inclusive, o parque industrial e os transportes
em nível mundial são movidos, basicamente, por derivados ou gás. Os
excedentes de petróleo e gás dos países exportadores são disputados, tanto
que o preço do barril se mantém estável, há anos, acima de US$ 100, mesmo
com a entrada do gás e óleo de xisto na matriz energética mundial. Os
Estados Unidos não poderiam exercer sua política de coerção de outros países
se faltassem derivados para suas forças armadas. O abastecimento de petróleo
e gás a países pode ser utilizado como elemento de persuasão em negociações
internacionais, haja vista o que faz a Rússia de Putin. Assim, insumo mais
estratégico que petróleo e gás é difícil encontrar.

No caso específico do Pré-Sal, qualquer área é estratégica, dado o índice de
acerto da Petrobras na busca por petróleo e gás na região ser acima de 70%.
Contudo, Libra era igualmente estratégica, carecendo, portanto, de uma
explicação a presidente ter tomado duas decisões opostas: ao leiloar Libra,
o campo coube a um consórcio com a participação de multinacionais e, agora,
entregaram-se quatro áreas à Petrobras sem leilão. Inclusive, os dois atos
estão relacionados a reservas de petróleo mais ou menos equivalentes.

Na época de Libra, falava-se que o governo precisava de recursos para fechar
a conta do superávit primário. Agora, fala-se que, como a Petrobras já está
no campo de Franco, atual Búzios, graças aos cinco bilhões de barris da
cessão onerosa, e as áreas da atual entrega à Petrobras formam um campo
único, contendo inclusive Búzios, fazer leilão destas áreas iria gerar
processos judiciais de imediato, porque haveria as polêmicas unitizações.
Mas o importante é que a decisão foi correta e estes novos bilhões de barris
de petróleo poderão ser bem usufruídos pela nossa sociedade.

A atividade de exploração e produção de petróleo é extremamente lucrativa.
Mesmo o petróleo do Pré-Sal, com razoável grau de dificuldade de extração,
onde o barril pode vir a custar US$ 45, dará lucro. O royalty, quando
comparado ao lucro do negócio, é uma parcela pequena. Hoje, minha
preocupação é que este superlucro não se destine a objetivos sociais e vá
para os caixas das empresas, quer sejam privadas ou a Petrobras.

O monopólio estatal do petróleo, que existiu de 1953 a 1995, dirigiu muitos
recursos para a Petrobras, que passou a possuir, segundo dados de 2008, 16
refinarias, cerca de 17.000 km de dutos, mais de 100 plataformas próprias,
além das arrendadas, terminais portuários, estações de bombeamento, o maior
centro de pesquisas da América Latina e inúmeros outros patrimônios. Além
disso, cumpriu bem sua missão de abastecer o país. Portanto, não foi
dinheiro jogado no lixo. No entanto, não obstante as produções passadas
terem sido pequenas quando comparadas com as esperadas agora, não existiram
grandes obras sociais oriundas dos recursos do petróleo no período do
monopólio.

Veio o período das concessões petrolíferas, graças a FHC, e o lucro fabuloso
só não foi totalmente transferido para as multinacionais porque a Petrobras
arrematou muitas áreas, tolhendo o plano delas de se locupletarem com o
petróleo brasileiro. A possibilidade de uso de parcela deste enorme lucro no
interesse social só ocorreu em 2010 com a aprovação do novo marco
regulatório do setor, que inclui a existência de um Fundo Social.

Entretanto, a ida de quantidades razoáveis de recursos para este Fundo
requer a definição de uma boa parcela do lucro líquido que deve ser remetida
para ele. Esta definição varia conforme os editais dos contratos de
partilha. Portanto, não é garantido que, sob tal tipo de contrato, as
remessas para o Fundo Social serão necessariamente altas. No caso de Libra,
a parcela a ser remetida para o Fundo foi definida no edital como função do
preço do barril no mercado internacional e da produtividade do campo, que é
uma vergonhosa transferência do risco das empresas para o Estado. No caso
das quatro áreas, não consegui descobrir esta parcela em nenhum jornal ou
site. Tenho a impressão de que, como os contratos ainda não foram firmados,
há a possibilidade de se influir nos textos dos mesmos.

De qualquer forma, o fato de ficar só a Petrobras nas quatro áreas significa
também que o petróleo produzido irá para onde o Estado brasileiro definir.
Todas as argumentações contrárias que proliferaram na mídia nestes dias
buscavam defender os interesses das empresas estrangeiras e não faziam
sentido, não merecendo comentários. A única crítica destes dias que tem
fundamento é que a Petrobras está em uma fase com grande número de
investimentos simultâneos. Mas, para corrigir esta dificuldade momentânea da
empresa, considerando que o governo deve atender aos interesses superiores
da nossa sociedade, basta dar uma ordem para a ANP permitir a dilatação dos
prazos de implantação de campos que a Petrobras desejar. Ou a ANP está
subordinada a outro país?

Finalizando, Piketty veio, em excelente hora, lembrar o que já era sabido e
estava esquecido. Ele recomenda que a política tributária deve compensar a
tendência natural à concentração excessiva de riqueza nas mãos dos muito
ricos. Ele lembra que, a partir de 1974, o capitalismo iniciou um novo ciclo
concentrador de renda e riqueza, quando se distanciou do Estado do bem-estar
social. Ao se lutar por grandes remessas para o Fundo Social, está se agindo
na direção contrária à de se deixar o lucro abissal da atividade petrolífera
ser acumulado por quem já tem enorme riqueza.

De forma complementar, se estes recursos chegarem ao Fundo Social, ele
poderia garantir escola de tempo integral para todas as crianças
brasileiras, desde tenra idade até 18 anos, com três refeições na escola,
durante gerações a fio. O Brasil advindo dos adultos destas novas gerações
certamente seria um país melhor. Minha geração ficaria feliz por ter
produzido este Brasil superior. E tudo graças à utilização social da riqueza
do Pré-Sal.

*Veiculado pelo Correio da Cidadania a partir de 30/06/14

** Blog do autor: http://www.paulometri.blogspot.com.br/

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