Coletivo de Mulheres da Fisenge e Senge BA lançam campanha no Dia Mundial da Mulher

Por Yalle Lobo

Contra o assédio moral e pela ocupação dos espaços de poder pelas mulheres. Este é o tema da campanha do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, lançada no Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Ao todo, são seis peças que serão veiculadas em diferentes mídias pelos sindicatos filiados e pela Fisenge.

De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, engª Simone Baía, o tema representa a agenda política do Coletivo para 2014. “Compreendemos que ainda falta muito para avançarmos pedagogicamente na luta contra o assédio moral. Além disso, precisamos considerar que 2014 é ano eleitoral e é fundamental lutarmos pela ocupação qualificada de mulheres nos espaços de poder e fortalecermos a política de gênero no país”, afirmou. No Brasil, dos 513 deputados federais, apenas 45 são mulheres e dos 81 senadores, apenas 9 são mulheres.

“No passado, a presença das mulheres na Engenharia era pequena e restrita as áreas de planejamento, projeto e orçamento. Hoje a situação é totalmente diferente, as mulheres estão presentes em toda cadeia da construção civil, gerenciando, comandando equipes e dirigindo importantes empresas de Engenharia. Hoje, 40% das matrículas da graduação de engenharia é por mulheres, o que torna mais fácil a convivência de homens, pois se inicia na graduação”, diz o presidente do Senge BA, eng° civil Ubiratan Felix.

Diretora do Coletivo de Mulheres e Vice- Presidente do Senge BA, a engª de alimentos Márcia Ângela Nori destaca a importância da campanha para a formação das (os) estudantes de Engenharia, inclusive, para aumentar a participação das mulheres em espaços de liderança dentro das entidades sindicais. “A ideia é incentivarmos essa cultura desde a formação acadêmica. Nesse aspecto é muito importante a ação do Senge Estudante BA, formado por estudantes da área – que chamamos de sócios-aspirantes – , atuantes nas atividades e campanhas sindicais.”, diz Nori.

Estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Malaine Ferreira já garantiu sua atuação no Senge BA Estudante e tem grandes expectativas em ocupar espaços de liderança na profissão. “Com toda minha participação em movimentos de liderança, pretendo trabalhar em cargos de chefia, na área de qualidade de uma indústria, e com isso me especializar para que a diferença seja sempre o meu currículo e não meu gênero”, afirma.

Em parceria com a Fisenge e o Coletivo de Mulheres, o SENGE-BA ajudou a fazer uma campanha de massa e com ampla repercussão na categoria profissional e na sociedade baiana. A campanha é conduzida conjuntamente com a APUB – Sindicato dos Professores das Universidades Federais, com o CREA-BA e entidades e organizações ligadas à luta feminista, como o NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.