Coletivo de Mulheres da Fisenge se solidariza com deputada Isa Penna

Ontem (16/12), em plena Sessão Extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Deputada Estadual Isa Penna (PSOL-SP) foi vítima de assédio sexual pelo Deputado Estadual Fernando Cury (CIDADANIA).

A cena evidencia como a cultura do estupro está introjetada na sociedade e faz com que violadores e agressores se sintam proprietários dos corpos das mulheres. O ato de violência sexual contra uma mulher parlamentar eleita também atenta contra a democracia, uma vez que o machismo e a violência política de gênero afastam as mulheres dos espaços de decisão e de formulação de políticas públicas.

Se homens cometem atos de violência sexual em espaços públicos, como a Assembleia Legislativa, muitas mulheres sofrem em seus ambientes privados, em seus lares e empregos, e isso não pode ser naturalizado.

A cultura do machismo precisa ser combatida em todos os espaços para que a mulher viva plenamente seus direitos políticos e sociais.

O Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) se solidariza com a deputada Isa Penna e reivindica medidas da Alesp contra o deputado Fernando Cury.

COLETIVO DE MULHERES DA FISENGE