Comemoração ao Dia do Engenheiro e Engenheira reúne cerca de 150 profissionais

Comemoração ao Dia do Engenheiro e Engenheira reúne cerca de 150 profissionais

“Construindo sonhos e projetando o futuro da nação”  foi o tema da comemoração do Dia do Engenheiro e Engenheira, realizada pelo Senge BA, no último domingo, 14, no Faz Festas Buffet, em Piatã. O evento, que integra a campanha nacional lançada pela Fisenge, reuniu cerca de 150 pessoas em uma tarde de confraternizações.

O momento também foi de reflexões sobre o papel da engenharia no país. O presidente do Senge-BA, engº civil Ubiratan Félix, relembrou  personagens históricos da Engenharia na Bahia, os engenheiros Teodoro Sampaio, André Rebouças e José Rebouças. “Teodoro Sampaio, que fundou a Academia Baiana de Letras – ABL, é um grande exemplo de que o papel dos engenheiros ultrapassa as fronteiras da área tecnológica. Assim como ele, os irmãos Rebouças eram engenheiros baianos negros e abolicionistas e foram pessoas importantes na Engenharia”, disse.

Para o presidente do Crea-BA, engº mecânico Marco Amigo,  a  engenharia existe para fazer com que as pessoas vivam melhor. Um dos exemplos apontados por ele foi tecnologias modernas na captação de energia, como a eólica e solar. “Não existe recurso infinito”, ressaltou.

Segundo a conselheira do Senge-BA e diretora financeira do Crea-BA, a engª de alimentos Silvana Palmeira, a data é muito importante para o reconhecimento e valorização dos profissionais de engenharia e acrescentou que é necessário que “a população em geral reconheça o valor do engenheiro, porque hoje não tem nada ligado à tecnologia que não tenha sido desenvolvido por um engenheiro ou físico”.

O evento contou ainda com a presença dos deputados estaduais, engº agrônomo Marcelino Galo, e a engª civil Maria del Carmen, que ressaltaram a importância do profissional da Engenharia no desenvolvimento de uma cidade mais justa e igualitária.

“Vale dizer que a cidade dos sonhos é a da igualdade. A Engenharia é essencial no desenvolvimento de uma cidade inclusiva, igualitária. Porque devemos levar a moradia, o transporte, a infraestrutura, o saneamento básico para aqueles que mais precisam”, diz a deputada Maria del Carmen.

Senge Estudante – Estudantes das diversas áreas de engenharia participaram da comemoração, entre eles, os representantes do Senge BA Estudante, Larissa Barreto e  Clécio Cardoso. Estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Larissa apontou a carência de uma formação acadêmica mais voltada para o social e menos restrita à produção mercadológica. “Somente no curso de engenharia ambiental são discutidas questões como resíduos sólidos e reuso das águas. O dia do engenheiro serve não só para mostrar a importância da profissão no mercado de trabalho, mas também para fazer pensar o quanto precisa melhorar e avançar em seu papel na sociedade”, diz .

Fechar Menu