Comenda Dois de Julho à Vasco Neto

IMG_4974

Fernanda Lima -Assessoria de Comunicação Senge Ba

Foi realizado na noite da ultima Quinta (11), a 38° Sessão Especial na Assembleia Legislativa, onde o professor, engenheiro e ex-deputado federal Vasco Azevedo Neto foi homenageado com a concessão “post mortem” da Comenda Dois de Julho. Idealizada pela deputada estadual, Ivana Bastos (PSD), a homenagem foi conduzida pelo presidente Marcelo Nilo (PSL) que convidou personalidades importantes para compor a mesa, como a deputada estadual Maria Del Carmen, o presidente do Crea Ba, Marco Antônio Amigo, o presidente do Senge Bahia, Ubiratan Félix, entre outros. A solenidade, contou com a presença de familiares, ex-alunos e amigos da família.

IMG_4993

Nilo iniciou a sessão cumprimentando a todos da mesa e em especial Graça Azevedo, filha de Vasco Neto, que estava representando os familiares, afirmou que o homenageado era um homem extraordinário, um professor excepcional e um engenheiro que enxergava além do seu alcance. “Também na área política ele deixou sua marca no Congresso Nacional. A Assembleia Legislativa, ao conceder a Comenda Dois de julho, honraria destinada para poucos, faz justiça ao engenheiro Vasco Neto, um dos grandes homens públicos do Estado” ratificou o presidente do Legislativo.

IMG_5010

Após a execução do Hino Nacional pelo Coral do Legislativo, Marcelo Nilo passou a palavra para a proponente da homenagem, a deputada Ivana Bastos. A parlamentar, evidenciou o magnifico engenheiro que era Vasco Neto, formado em Engenharia em 1939, que se vivo fosse, teria hoje 100 anos, que em favor do desenvolvimento nacional fez da sua profissão o seu instrumento de luta. “Ele saiu da faculdade e foi desbravar o nosso país, em uma época em que a maioria absoluta da população era rural, residia em ambiente rústico, com acesso precário aos centros urbanos”, relatou a deputada.

Para Ivana Bastos, o engenheiro defendeu a descentralização do desenvolvimento do Brasil e o uso do sistema ferroviário com opção para o transporte de cargas e também de passageiros. “Homem público, que sabia e exercia o verdadeiro significado do que é ser homem público, também era um profissional que marcou para sempre a história nacional”, disse Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Ferrovia Leste – Oeste e Porto Sul na Assembleia Legislativa. “A conclusão da rodovia que leva seu nome, talvez seja a maior homenagem que podemos fazer à este homem que fez tanto pela Bahia”, afirmou.

IMG_5017

Representando os discípulos e admiradores, o coordenador do Conselho de Portos da Fieb, Sérgio Faria enalteceu Vasco Neto. Para ele, o homenageado, era referência em inteligência, se expressava com facilidade tanto no campo numérico, quanto nas ciências humanas, foi para Sérgio, acima de tudo professor. “Essa homenagem à Vasco Neto rebusca a nossa história, a história da Bahia”, afirmou.

IMG_5034
A comenda dois de Julho e o diploma, foram entregues pelas deputadas Maria Del Carmen e Ivana Bastos e pelo Presidente Marcelo Nilo, para os filhos de Vasco Neto: Graça Azevedo, Paulo Antônio e Vasco Otávio. Graça Azevedo, fez um discurso emocionante, onde agradeceu a todos presente, principalmente a deputada Ivana Bastos por ter idealizado o evento. Graça ressaltou que como professor o pai buscou formar cidadãos. Sempre guiado pela ética e moral,  propôs desbravar novos horizontes, tanto na engenharia quanto na sua vida política. “Deixou a política quando o dinheiro passou a valer mais que ideias e ideais”, disse Graça Azevedo.

IMG_5050

Segundo a filha do homenageado, a unanimidade da aprovação do projeto, mostra que independente de diferenças ideológicas ou politicas, o legado de Vasco Neto é reconhecido. “Eu aqui serei a zeladora do seu nome, dos seus feitos” finalizou Graça em um discurso emocionante.