Como era feito o transporte de pessoas no final do século 18

Como era feito o transporte de pessoas no final do século 18

Por Gina Marocci

Publicado originalmente no site Leia Mais Bahia

Antes de focar em nossa cidade do Salvador eu achei melhor falar um pouco sobre a história dos transportes públicos urbanos. Vale a pena conhecer um pouco do que acontecia nas grandes capitais para podermos comparar com as nossas cidades. O transporte que iremos tratar é o transporte coletivo de pessoas.

O deslocamento de pessoas sempre foi a pé, a cavalo ou outro animal, ou com carroças de tração animal (depois falaremos sobre a escravidão, que merece destaque quando tratarmos de Salvador). Nas carroças vinham as mercadorias e, também, as pessoas em busca de emprego naos centros urbanos devido à primeira revolução industrial, no final do século XVIII.

O primeiro sistema de transporte público urbano foi criado na França, em 1826, e tinha como principal clientela as pessoas que vinham de cidades menores, do campo ou de zonas distantes do centro de Paris, em busca de emprego nas fábricas. Criou-se, então, uma linha de transporte público que ligava a cidade a casas de banho, geralmente presentes nos hotéis na periferia. O veículo era uma carruagem com capacidade e dimensões maiores e por isso foi denominado de omnibus, para todos, em latim.


Típico omnibus da primeira metade do século XIX


A primeira cidade americana a ter omnibus foi Nova Iorque, em 1832. Essas carruagens atingiam a velocidade máxima de 5 km/h, eram pesadas e desconfortáveis, então, logo foram substituídas, dentro das cidades, por bondes, veículos puxados por animais e que se moviam sobre trilhos. Eles tinham a vantagem do rolamento sobre trilhos, o que permitiu o uso de veículos maiores e aumentou o conforto e a velocida para 7 km/h.


Bonde sobre trilhos puxado por cavalo no século XIX

Para o final do século XIX, a eletrificação das cidades proporcionou a instalação de bondes sobre trilhos movidos a cabos aéreos. São Francisco, nos EUA, foi a primeira cidade a utilizar esse transporte (até hoje empregado em muitas cidades pelo mundo) no ano de 1873. A vantagem era a velocidade de até 15 km/h, um grande avanço naquela época.


Bonde elétrico típico do final do século XIX e início do século XX

Do bonde para o ônibus foi um salto rápido, ainda no século XIX. Alemanha, França e Inglaterra saíram na frente, em 1890, com os ônibus com motores movidos a gasolina. Em 1905, Nova Iorque instala linhas com ônibus a gasolina. Em 1920 surgem os ônibus movidos a óleo diesel.


Ônibus movido a diesel utilizado por volta de 1930

Nessa mesma época surgiram os ônibus elétricos, chamados de trólebus, sendo que em Paris eles começaram a rodar desde 1901, e nos EUA em 1925. Em 1950, eles eram utilizados em várias cidades pelo mundo. Contudo, eles tinham algumas desvantagens: rigidez das rotas, o custo operacional alto.


Trólebus com o cabo aéreo

Tanto os bondes elétricos como os ônibus elétricos (Figura 6) ainda são utilizados como modalidades de transporte (Figura 5). Hoje, com toda a preocupação com o meio ambiente, esses veículos são bem-vindos por não poluir o ar com a combustão do óleo diesel e, no caso, dos ônibus, por serem silenciosos, algo que as grandes e médias cidades necessitam.


Ônibus elétrico em Berlim

Essa foi a nossa viagem no tempo até a chegada dos ônibus como os utilizamos hoje. Mas essa é uma das modalidades de transporte urbano público. Ainda temos o metropolitano, que aqui no Brasil chamamos de metrô, o VLT e o BRT, que veremos na próxima semana.

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Para saber mais

FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte público urbano. 2 ed. ampliada e atualizada. São Carlos: RIMA, 2004.

SAMPAIO, C. N. 50 anos de urbanização: Salvador da Bahia no século XIX. Rio de Janeiro: Versal, 2005.


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