Contas de luz podem ter tarifas 28% mais caras em 2015

As tarifas de energia elétrica podem ficar 28% mais caras em 2015 para diminuir a necessidade de inserir recursos do Tesouro Nacional, segundo projeção da consultoria especializada PSR, após o Governo Federal divulgar nesta terça-feira, 23, que fará reajustes maiores na conta de luz.

A ideia é reduzir em R$ 4 bilhões os repasses à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para garantir que não haja cortes em outras despesas do governo.

Segundo informações divulgadas à imprensa pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, será necessário rever outras despesas da CDE como tarifa social e indenização às empresas do setor elétrico que não renovaram contrato.

Rufino ainda acrescentou que congelar o repasse à CDE pode gerar um impacto de três pontos percentuais na tarifa.