Crea e Senge ouvem profissional e discutem ação sobre Salário Mínimo

A luta em favor do reconhecimento do salário-mínimo profissional por parte do poder público e das empresas privadas foi o tema de uma reunião entre representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e do Sindicato dos Engenheiros (Senge), na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Crea. O encontro definiu algumas ações que têm o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à importância de valorizar os profissionais como a criação de uma agenda de discussão com representantes do poder público de todo o estado.

Ubiratan Félix, presidente do Senge, relatou alguns projetos desenvolvidos pela entidade no sentido de assegurar o salário-mínimo profissional como a distribuição de publicações sobre o tema, suspensão de concursos e notificação para as prefeituras que praticam salários abaixo do que é previsto por lei. “Foram vários esforços, mas conquistamos muita coisa ao longo desses anos, principalmente na área privada, com ações coletivas que garantiram o direito dos profissionais. O Crea tem um papel importante, principalmente, concedendo informações aos profissionais e no convencimento dos prefeitos das cidades baianas”, observa Félix.

O presidente do Crea, Luis Edmundo Campos, colocou a estrutura do Conselho para viabilizar ações em favor do salário-mínimo profissional, realizadas pelo Senge. Chamou ainda atenção para a abertura de mercado por meio do salário fracionado e em atividades como consultor técnico para condomínios e de avaliações e perícias. “São novidades que precisam ser discutidas dentro do Conselho para atuarmos dentro da realidade do mercado. Além disso, continuaremos colocando o tema nas agendas com representantes de prefeituras e empresas públicas e privadas que são grandes contratantes”, acrescenta.

O procurador jurídico do Crea, Juvenal Neiva,  lembrou dos esforços da instituição em relação a adequação do salário dos engenheiros em editais de concursos públicos da Bahia. “Solicitamos a retificação de 15 editais, mas é muito importante a parceria entre o Crea e o Senge, pois o sindicato fortalece as nossas ações judiciais junto ao setor público”, reforça.

O engenheiro eletricista Maurício Moreno  chamou a atenção para que os esclarecimentos sejam também colocados por meio de palestras nas escolas e empresas. “Há muita desinformação e é importante que todos conheçam o papel dos sindicatos, dos conselhos e das associações. Com os esclarecimentos fica mais fácil identificar os problemas e encaminhá-los aos competentes”, finaliza.

Fonte: Ascom Crea-BA