Senge e Crea planejam seminário sobre salário-mínimo profissional

A organização de um seminário sobre o não atendimento a remuneração mínima aos profissionais da engenharia e a representatividade da categoria na conjuntura política será tema de um seminário,  que está sendo organizado pelo Crea-BA e Sindicato dos Engenheiros da Bahia. Uma reunião sobre o assunto foi promovida na última quarta-feira (18), na sede do Conselho.

Nesse primeiro encontro foram esclarecidos os papéis do Crea e do Senge,  no contexto de defesa dos profissionais da área, em relação à subvalorização profissional. Também foram discutidos temas complementares a serem inseridos no Seminário para enriquecimento das discussões, tais como: a reforma trabalhista e seus impactos no setor, a desregulamentação das profissões no Brasil para facilitação da importação de profissionais estrangeiros e as diferenças entre as exigências legais para contratações celetistas e estatutárias.

De acordo com a coordenadora de Engenharia Pública do Crea-BA, engenheira civil Jamile Nogueira, a data do evento será definida, mas pretende-se que o Seminário ocorra ainda no primeiro semestre. “A expectativa é de que a partir dessa iniciativa, seja construído um calendário de discussões, promovendo uma maior aproximação e diálogo com os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea”, completa.

A reunião contou com a participação de alguns profissionais da área, o diretor do Senge-BA, Allan Hamaya; o chefe de gabinete do Crea, engenheiro civil Valter Sarmento; o assessor de relações institucionais do Conselho, engenheiro agrônomo Eduardo Rode.

Fonte: Ascom Crea-BA