“Diálogos que conectam” discute mobilidade pós pandemia

“Diálogos que conectam” discute mobilidade pós pandemia

Palestra online será realizada no dia 1º de setembro, às 18 horas, e será transmitida pelo canal do Crea no youtube (youtube.com/creaba1)

Como ficará a mobilidade urbana após a pandemia do novo Coronavírus? A resposta para esse questionamento será dada por meio de palestra online no canal do Crea no youtube (youtube.com/creaba1), no próximo dia 1º de setembro, às 18 horas. Promovida pelo Projeto Diálogos que Conectam, a apresentação será conduzida pelo engenheiro civil Ubiratan Félix e organizada pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA).

De acordo com Ubiratan Félix, a discussão sobre o tema é necessária, diante de todos os desdobramentos causados no mundo pela pandemia. Ele acredita que parâmetros relacionados à mobilidade urbana, que têm atualmente como eixo estruturante o transporte público, a quantidade de passageiros transportados e a quilometragem rodada precisam ser revistos. “Terão de ser substituídos levando em consideração a contaminação direta dos passageiros no uso de transporte público por novos parâmetros, que deverão incluir a diminuição considerável de passageiros transportados por viagem”, observa. A gestão dos transportes públicos dentro da perspectiva do “novo normal” é sem dúvidas um dos grandes desafios dos gestores públicos e empresas deste ramo.

Félix avalia positivamente o projeto Diálogos que Conectam, pois segundo ele, permite a difusão do conhecimento e informação. Sobre a participação das entidades na iniciativa, ele destaca o empenho das organizações. “Acho que as entidades conseguem organizar a demanda por informações técnicas e os elaboradores do seu conteúdo”, pontua.

Ubiratan Félix Pereira dos Santos – Engenheiro Civil e Especialista em Gerenciamento Ambiental, atua como professor do Ifba. Assumiu cargos públicos, como a secretaria de infraestrutura e transporte de Vitória da Conquista e assessoria do Secretário Estadual de Meio Ambiente. Atua como consultor técnico em resíduos sólidos para diversos municípios e é autor, entre outras publicações, da cartilha Engenharia e Arquitetura Pública. É presidente do Senge-BA, vice-presidente da Fisenge, conselheiro nacional das cidades e presidente do Instituto MT – Mobilidade de Todos.

O projeto Diálogos que Conectam foi pensado como forma de levar conteúdo técnico de qualidade aos profissionais e sociedade durante o período de isolamento social. Para participar, basta acessar o canal do Crea-BA no Youtube. Outras informações sobre palestras ou cursos online também podem ser obtidas no site: www.creaba.org.br

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

Fechar Menu