Direitos para garantir saúde e segurança do trabalhador em tempos de Coronavirus

A quarentena, devido ao Coronavirus, impõe que atividades essenciais atuem em pleno funcionamento. A engenharia tem exercido um papel fundamental na sociedade como, por exemplo, na produção de respiradores, controle químico de qualidade, abastecimento e produtos de alimentos seguros e na construção de hospitais de campanha. De acordo com a advogada e assessora jurídica da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Daniele Gabrich, é fundamental que os trabalhadores procurem seus sindicatos nos casos de alteração contratual. Reunimos os principais direitos trabalhistas para garantir a saúde e a segurança no trabalho:

• Direito a intervalos frequentes para lavar as mãos;
  • Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC);
  • Disponibilização de álcool em gel;
  • Ambiente ventilado;
  • Dispensa de funcionários com sintomas sem a necessidade de atestado médico;
  • Distância segura entre os trabalhadores.

Fonte: Fisenge