Engenheiro baiano preside Ibape e prevê maior aproximação com Sistema

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Pesquisas de Engenharia (Ibape) pela primeira vez, em quase de 60 anos de história, está sendo dirigido por um engenheiro baiano. Arival Cidade, que também é conselheiro do Crea-BA, assume o comando da organização até 2015. A posse ocorreu no último dia 20 e na oportunidade o novo gestor prometeu trabalhar em favor da valorização do instituto e da segurança das obras de engenharia do país.

Sendo uma das instituições mais requisitadas e acreditadas no Brasil e no exterior em serviços de avaliações, inspeções prediais e perícias de engenharia, o Ibape baseia o seu trabalho nas mais rigorosas normas da ABNT. A instituição desenvolve e aprimora os conceitos, as técnicas e as metodologias de avaliação de imóveis urbanos, patrimônios históricos e artísticos, passando também pela avaliação de imóveis rurais, de empreendimentos, máquinas e equipamentos e de recursos naturais e ambientais.

De acordo com Arival Cidade, sua gestão será pautada por um Programa Estratégico de Ação (PEC), que se embasará em cinco pilares: aprimoramentos gerencial e técnico, além de programas de entidades fortalecidas, ampliação de mercado e estratégico de comunicação. “Vamos aprimorar o projeto de certificação profissional e fortalecer a relação com o Sistema Confea/Crea. Também ampliaremos a interface com agentes privados e nos voltar à valorização profissional e do Ibape”, afirma o presidente.

O presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo reiterou a importância do Ibape para o Sistema Confea/Crea e destacou o empenho de Arival Cidade no trabalho em favor da valorização profissional. “É um profissional competente e tem uma história importante no Ibape. O sucesso é dele e de todas as pessoas que trabalham juntas em prol do crescimento do instituto”, ressalta.

Mais sobre o Ibape

Fundado em 1957, o Ibape é um dos integrantes do Colégio de Entidades Nacionais do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).O Instituto tem encontrado falhas em obras e construções, das mais simples às mais graves, inclusive envolvidas em acidentes com danos. Essas vistorias minuciosas só alcançam resultados positivos graças ao constante aperfeiçoamento dos profissionais associados. A entidade conquistou em quase 60 anos a referencia internacional na área de Avaliações.

Sobre o presidente
Arival Cidade tem 65 anos, é natural de Salvador-BA e foi graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1970. Em 2002 assumiu a presidência do Ibape-BA e foi vice-presidente da entidade nacional no biênio (2012-2013). O engenheiro é casado e tem dois filhos.
Confira a diretoria do Ibape (2014-2015)
Diretor Tesoureiro – Eng. Civil Alcides Ferrari Neto – SP
Diretor de Ensino – Eng. Civil Emerson de Mello – PR
Diretor de Publicações – Eng. Civil Clémenceau Chiabi Saliba Jr. – MG