Engenheiros e arquitetos municipais realizam ato pela implantação da GERT

Engenheiros e arquitetos municipais realizam ato pela implantação da GERT

Motivação e valorização de resultados são os pilares do projeto da GERT (Gratificação de Execução e Responsabilidade Técnica), uma reivindicação histórica de engenheiros/as e arquitetos/as do município de Salvador. A categoria realizou na manhã de 17 de julho um ato na Praça Municipal, em frente à Prefeitura, para mobilizar pela implantação da gratificação.

O engenheiro Ronald Silva, vice-presidente da Asmea (Associação de Engenheiros e Arquitetos do Município de Salvador) explicou que o projeto já está pronto e foi apresentado ao corpo técnico da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE). Para ele, a vantagem da GERT é alinhar o ganho econômico à questão técnica: “não é só um incremento de remuneração, tem um controle e justificativa”, disse. A ideia do projeto é vincular a gratificação à produtividade, avaliada a partir das emissões das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) para engenheiros/as e arquitetos/as respectivamente. Seria, dessa forma, uma motivação para maior excelência profissional e incentivo para aqueles/as que já estão próximos/as à aposentadoria permanecerem por mais tempo na ativa. 

O Senge-BA esteve presente no ato, representado pelo diretor Allan Hayama. Ele destacou a importância da mobilização para a luta política e instou os/as presentes a levarem ainda mais colegas nos próximos atos. “É uma vitória da Asmea conseguir agrupar essas pessoas aqui e os próximos atos têm que ser maiores para a gente poder avançar nas negociações”.

Além da Asmea e do Senge-BA, o Sinarq-BA (Sindicato dos arquitetos e urbanistas do estado da Bahia) também esteve apoiando a mobilização. Representantes das entidades foram recebidos pelo subchefe de gabinete da Câmara, Elias Abud, que após ouvir a proposta da categoria, comprometeu-se a agendar uma data para a apresentação da GERT no Plenário. 

Fechar Menu