Entenda: Plebiscito popular pela Constituinte

Entenda: Plebiscito popular pela Constituinte

Há quase um ano diversos movimentos sociais se articularam para criar uma campanha a favor de um plebiscito popular por uma constituinte exclusiva do sistema político. Surgida a partir de uma insatisfação com o atual sistema político brasileiro, trata-se de uma campanha diversificada, mas cujos objetivos se organizam a partir de dois eixos centrais: corrigir deformações da democracia participativa e construir mecanismos e instituições de consulta e participação popular. O plebiscito está agendado para o período de 1 a 7 de setembro de 2014 e a votação acontece em todo o país, sob a organização de comitês locais do movimento.

Entre os temas colocados em pauta pelos participantes está o modelo de financiamento de campanhas políticas e a representatividade do congresso brasileiro. No entanto, não existe ainda um conjunto concreto de propostas, muito devido ao próprio caráter plural da campanha que, de acordo com Vitor Alcântara, membro do comitê estadual baiano, conta hoje com cerca de 200 entidades, entre ONGs, pastorais, partidos, sindicatos, etc. “As propostas concretas serão discutidas junto com a população”, afirma.

Os comitês estão presentes em todos os estados brasileiros e qualquer pessoa pode participar. É dever do comitê divulgar a campanha e recolher os votos durante a data indicada. Ainda segundo Vitor, a meta da campanha é recolher 10 milhões de votos.

Mais informações no site: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

 

Fechar Menu