Entidades farão ato em apoio a Gabrielli na reitoria da UFBA

Entidades farão ato em apoio a Gabrielli na reitoria da UFBA

Sindicatos, associações e movimentos sociais promoverão nesta quarta-feira (22), às 17h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, um ato em apoio a José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. O protesto é contra a cassação da aposentadoria de Gabrielli enquanto professor da UFBA.

A cassação, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), seria por supostas irregulares na gestão da Petrobrás, o que é considerada por Gabrielli e apoiadores “uma decisão arbitrária já que a aposentadoria foi pela UFBA, e não pela estatal”. Além disso, alegam, as discussões sobre a Petrobrás ainda não têm conclusões no âmbito do TCU, órgão que deu início às denúncias.

Liminar 
Apesar de recente decisão liminar do STJ, que entendeu que a punição foi desproporcional, suspendendo provisoriamente os efeitos da cassação, entidades e movimentos continuarão mobilizados até que o tribunal julgue o mérito, como afirmam os líderes do movimento. 

“É uma atitude que deixa clara a perseguição típica de ditaduras, de estados de exceção. Não descansaremos até que sejam restabelecidos em definitivo os direitos do professor Gabrielli, nosso filiado”, afirmou Raquel Nery, presidente do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), que integra o movimento. 

“Qualquer trabalhador estará sujeito a perder a sua aposentadoria por decisão arbitrária das autoridades, se a cassação de Gabrielli se mantiver. Por isso, é necessária a participação de todas e todos nesta luta”, convocou Radiovaldo Costa, petroleiro e diretor de Comunicação do Sindipetro-Bahia. 

Fechar Menu