Entrevista com Flavio Correia de Souza

Por Fernanda Lima

Assessoria de Comunicação Senge/BA

O Presidente do CREA do Distrito Federal, Flavio Correia de Souza, esteve na sede do Senge Bahia no dia 25 de Setembro de 2015 para a entrega do livro “Drenagem, pavimentação e urbanização de vias. Composições de custos unitários.” Além de Flavio Correia, o livro conta com mais seis autores e visa atender profissionais e estudantes da área de engenharia, oferecendo melhores condições de gerenciamento de orçamentos com maior precisão. Em retribuição o Presidente do Senge BA, Ubiratan Felix, entregou o livro de sua autoria Manual de Gestão de Resíduos Sólidos Para Municípios de Pequeno e Médio Porte.

troca de livros
Confira entrevista realizada com o Eng. Civil Flavio Correia:

SENGE/BA: Qual a proposta do seu livro?

Flavio Correia: A proposta do livro é que os profissionais, inclusive estudantes que estão se formando, tenham um biblioteca com a composição de custos que não tem no mercado. Então para todos esses profissionais a proposta é adquirir mais conhecimento, ter a possibilidade de fazer um bom orçamento. São composições inexistente no mercado, já que as empresas guardam as composições pra elas. No livro essas composições foram feitas por profissionais que atuam na área, por isso são composições de realidade. Logicamente que as composições não são iguais para todas as áreas, mas serve como uma base geral.

SENGE/BA: O senhor foi reeleito à Presidente do CREA DF, a que credita essa expressividade?

Flavio Correia: É muito prazeroso ter um reconhecimento do meu trabalho, então a reeleição consagra que o trabalho foi bom. No CREA DF fui candidato único, apesar de ter tido algumas pessoas que pretendiam ser candidatas, mas que desistiram. Então fui eleito por antecipação. Me senti muito gratificado pelos profissionais do Distrito Federal que confiaram em mim e no meu trabalho.

SENGE/BA: Você tem algumas ações sociais previstas para este mandato, pode citar alguma?

Flavio Correia: No CREA existe uma lei que diz que devemos entrar na defesa da sociedade, então fazemos varias ações, não só de valorização profissional, mas para a sociedade também. Como produção de cursos, mostrando que a responsabilidade técnica é importante. Nós temos vários convênios com entidades do Distrito Federal, para que possamos criar um contato do CREA com a sociedade.

SENGE/BA: O que pretende fazer de diferente do primeiro mandato?

Flavio Correia: Nós estamos investindo muito na tecnologia dentro do CREA DF, para que realmente os profissionais tenham a comodidade de fazer tudo pela internet. Hoje já estamos implantando vários sistemas, para que o profissional não precise, por exemplo, ir ao CREA para pegar uma CAT (Certidão de Acervo Técnico), ele faz tudo online. Além disso, estamos querendo fazer uma ampliação da cede do CREA DF; aumentar a fiscalização da parte de agronomia, pois ela é muito baixa em termo de GRT, através de softwares para que essas fiscalização seja mais ativa.