Evento evidencia mercado de trabalho da Engenharia de Mineração

Evento evidencia mercado de trabalho da Engenharia de Mineração

Aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho foi um dos objetivos do I Seminário Mineração em Foco, realizado nessa quinta-feira (20), na Escola Politécnica da Ufba. A iniciativa, da empresa junior Cristal Mineração Petróleo, contou com o apoio do Senge BA e a participação do presidente do Sindicato, engº Ubiratan Félix.

Fundada em  2003,  a Cristal Mineração e Petróleo Jr. é composta por estudantes do curso de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade Federal da Bahia (Ufba). ” O Seminário é mais uma atividade que oferecemos com o intuito de aproximar os estudantes de práticas e experiências de mercado”, diz a diretora-presidente da Cristal, a estudante Raíza Farias.

Para ela, as empresas juniores buscam o que é pouco contemplado na grade curricular da graduação: empreendedorismo e conhecimentos práticos necessários para vivência no mercado de trabalho. “Fazemos visitas em pedreiras e empresas de exploração de petróleo, além disso, produzimos cursos de aperfeiçoamento profissional, como o Blaster, que prepara a engenheira e o engenheiro a trabalharem com explosivos. Só podem trabalhar com esse tipo de atividade  quem tem formação em Engenharia de Minas, no entanto, a graduação não oferece essa qualificação”, explica Raiza.

 ” Os alunos precisam ter contato com especialistas e profissionais da área para abrir seus horizontes sobre a carreira em Mineração, que embora pouco conhecida, está em ampla expansão no país”, fala o professor Luiz Rogério, da Escola Politécnica.

Mineração em Foco –  A programação do evento contou com a presença do superintendente da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Teobaldo Rodrigues. “O Brasil é um país emergente de grande importância para a mineração mundial. O Serviço Geológico é responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal, que busca ampliar os investimentos em exploração mineral , gerando emprego, renda e o crescimento industrial”, explica. De acordo com ele, a Bahia é o primeiro Estado a ter o levantamento geofísico completo. No país, os investimentos em levantamento geológico, no período de 2004 a 2013, chegam a mais de US$ 105 milhões.

Para o presidente do Senge, o avanço da exploração mineral está diretamente relacionado ao avanço das concessões de infraestrutura do Governo Federal, como os portos, ferrovias e estradas, além de investimentos em inovação tecnológica e matriz energética. “É preciso se pensar em toda logística que envolve essa atividade . Na Bahia, temos obras essenciais para o escoamento de produção, como o Porto de Ilhéus e a ferrovia Leste-Oeste. Um cenário de ampla demanda para profissionais da Engenharia”, diz Félix.

A Bahia é o quinto produtor brasileiro de bens minerais, registrando uma produção de bens minerais da ordem de R$ 2,1 bilhões em 2011. Com um território cuja diversidade geológica é muito grande, extraindo aproximadamente 40 substâncias minerais, a Bahia figura como um dos três principais alvos de interesse para a prospecção mineral no país, especialmente para minerais metálicos como ferro, ouro, alumínio, cobre, entre outros.

Segundo a Secretaria da Indústria Comércio e Mineração (SICM),  o estado é, hoje, o primeiro do país em requisições de área para pesquisa mineral, especialmente, commodities minerais. Já se encontram em fase de implantação novos empreendimentos e desenvolvimento de projetos para a produção de minério de ferro, pelotas, ferro-gusa, ferro-vanádio, tálio, bauxita, gipsita e a expansão da produção de ouro e magnesita, com investimentos da ordem de aproximadamente 20 bilhões até 2015, além de outros projetos em fase inicial de desenvolvimento, que vão desde as matérias-primas para fertilizantes até as terras-raras. Entre os novos empreendimentos em implantação no estado estão a Bahia Mineração, a Magnesita S.A, a Yamana Gold, a Ferrobahia, a Ferrous Resources e a Rio Tinto Alcan.

Saiba mais:

Palestra CPRM – Teobaldo Rodrigues

2014_11_20_Engenharia_de_Minas_6

 

Fechar Menu