Exame de toque ainda é tabu para brasileiros

Exame de toque ainda é tabu para brasileiros

O câncer de próstata é a doença mais frequente entre os homens, perdendo, apenas, para o câncer de pele, que não seja o melanoma. Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Quase 50% dos brasileiros e brasileiras nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar as pessoas a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil.

O público-alvo da campanha Novembro Azul são pessoas a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br. Na Bahia, a campanha leva também o nome de Novembro Roxo.

Fonte: Agência Brasil. 

Fechar Menu