FNA e Fisenge promovem curso de Formação Sindical

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) estão oferecendo aos representantes ligados aos sindicatos filiados o curso de “Formação em Política Sindical – Cenário no Brasil e no mundo: história e desafios”. Com carga de cinco horas aula, divide-se em três módulos virtuais nos dias 8, 15 e 22 de julho, sempre com início às 19h. O treinamento será ministrado pelo vice-presidente da Fisenge, Ubiratan Félix Pereira Santos, que é engenheiro e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge Bahia). O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Todos os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença, receberão certificado.

Os módulos abrangerão os temas: introdução ao movimento sindical no mundo, o panorama do movimento no Brasil e métodos de organização sindical. Conforme destaca o secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, Danilo Matoso, é necessário dar sentido político e organizativo à atuação dos sindicatos, principalmente em momentos como o atual, hostis aos movimentos. “Precisamos dialogar e aprofundar os conceitos e princípios gerais da nossa atuação para que possamos reorganizar esses nossos instrumentos de luta em defesa da classe dos trabalhadores”, afirma.

O contexto atual também é ressaltado pelo presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, que o classifica como um momento de negação da política. Para o dirigente, é preciso formar, cada vez mais, outras lideranças no processo de organização do Estado brasileiro, da democracia e dos trabalhadores. “Este curso, entre a Fisenge e a FNA, tem o objetivo de convidar os profissionais da engenharia e da arquitetura e urbanismo a conhecerem mais sobre a atuação dos sindicatos. Não só nas questões corporativas e dos direitos, mas principalmente sobre o desenvolvimento do Brasil”, destaca.

INSCREVA-SE: https://bit.ly/CURSOFNA