Senge-BA organiza sessão especial e homenageia profissionais pelo Dia do Engenheiro

por Giovana Marques (Ascom Senge-BA)

Na manhã de ontem (11), no Dia do Engenheiro, aconteceu a Sessão Especial no Plenário Cosme de Farias. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e pelo mandato do vereador Leo Prates, em homenagem aos profissionais da engenharia.

A mesa foi composta pelo presidente do Senge-BA, Ubiratan Félix, presidente da Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, deputado estadual Mercelino Galo (PT), Marco Amigo, presidente do Crea-BA e por Ronald Silva, presidente da Associação dos Servidores Municipais Engenheiros e Arquitetos (Asmea). O vereador Leo Prates, que é engenheiro eletricista por formação, inicou a Sessão fazendo uma breve análise sobre a situação atual do país a partir de um olhar da engenharia e seus desafios.

Ubiratan Félix, presidente do Senge-BA disse que apesar do momento festivo, o Dia do Engenheiro também é de reflexão, uma vez que apesar das faculdades de Engenharia no Brasil formarem profissionais capazes de desenvolver tecnologias, de serem adaptáveis e criativos, o mercado nacional não atende todo esse potencial da categoria. “É fundamental reafirmamos o nosso compromisso com a Engenharia e com o Brasil”, completou. As declarações dos profissionais presentes no evento, em especial na mesa, foram não só em comemoração ao dia especial, mas depoimentos de alerta sobre a crise instaurada no Brasil e de que maneira atinge os trabalhadores e a Engenharia. Em sintonia, os engenheiros convidados para conduzir a Sessão, declaram sua revolta com as medidas adotadas pelo atual governo. Acreditam que as decisões afetam o desenvolvimento da categoria, da classe trabalhadora e da soberania nacional. Para Marcelino Galo, a engenharia é a profissão da construção e não da crise, por isso é necessário crescimento econômico e distribuição de renda, no entanto a realidade mostra o oposto. “Nesse nosso dia, eu conclamo a vocês para nos aprofundamos a desenvolver uma engenharia política, nos organizarmos e participarmos para tomar de volta esse país, dessa turma que está destruindo nosso país.” acrescentou o deputado.

O Sindicato prestou homenagem a seis profissionais com destaque em suas áreas de trabalho e compromisso com a soberania nacional. Segundo Ubiratan, eles foram reconhecidos pela contribuição que oferecem à sociedade no desenvolvimento técnico, científico e econômico. Os homenageados da manhã foram, Tatiana Dumêt, atual diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Paulo Medeiros, membro do Conselho Consultivo e Fiscal da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-BA), Márcia Nori, vice-presidente do Senge-BA e membro do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Asher Kiperstok, coordenador da Rede de Tecnologias Limpas da Universidade Federal da Bahia e Horácio Brasil (in memoriam), ex-superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) e  ex- secretário e de Transportes Urbanos de Salvador.

Presidente do Senge-BA, Ubiratan Félix e, os homenageados do Dia do Engenheiro

Veja mais fotos aqui