II Escola Feminista e Popular Negra Zeferina conta com presença de 200 mulheres

II Escola Feminista e Popular Negra Zeferina conta com presença de 200 mulheres

Aconteceu, nos dias 11 e 12 de abril de 2015, a II Escola Feminista e Popular Negra Zeferina, no Sindicato dos Eletricitário da Bahia. Evento contou com a presença de cerca de 200 mulheres, debatendo temas como o funcionamento da sociedade capitalista patriarcal e racista e a história do feminismo popular.

Com o tema O Sistema Político e a Luta Feminista e Popular, foram trabalhados os eixos “Capitalismo racista e patriarcal” (pensando a formação do capitalismo brasileiro), facilitado pelas militantes da MMM e Consulta Popular de Salvador, Larissa Marques e Gabriela Silva, o “Estado e a luta pela Constituinte”, debatido pela militante do Núcleo Helenira Rezende da MMM de São Paulo, Maria Júlia Monteiro, e o “Mundo do Trabalho, Sistema Político e Feminismo Popular”, debatido por Thaís Lapa, da Marcha Mundial das Mulheres do ABC Paulista.

Essa iniciativa, do Núcleo Negra Zeferina, do Levante Popular da Juventude e do Coletivo de Mulheres do SENGE-BA tem como objetivo formar e organizar mulheres em torno do feminismo popular. O primeiro módulo ocorreu em julho de 2014, e a escola vem sendo replicada em outros estados, como ocorreu com a experiência da I Escola Feminista e Popular Helenira Resende em São Paulo.

“Compreendemos que o acirramento da conjuntura nos tem imposto cada vez mais formação política para avançar nas lutas sociais em torno de um projeto feminista e popular . A proposta é continuar os módulos de formação durante todo o ano, com variados temas e debates”, diz a geógrafa Julia Garcia, representante do Coletivo de Mulheres do Senge BA e da organização Consulta Popular Bahia.

Fechar Menu