Contribuição Sindical – Prazo se encerra nesta sexta

Contribuição Sindical – Prazo se encerra nesta sexta

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia – SENGE – BA está enviando as guias referentes ao pagamento da Contribuição Sindical, que se encerra nesta sexta-feira (28), para todos os profissionais vinculados ao Sistema CONFEA-CREA no Estado da Bahia. A guia também está disponível para impressão no site do Senge BA.

EMITA AQUI O SEU BOLETO!

A Contribuição Sindical é o mecanismo de sustentação da organização e lutas dos profissionais em suas diversas categorias, através de seus sindicatos respectivos e se trata de contribuição obrigatória estabelecida pelo Decreto Lei 5452/1943 que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O valor arrecadado é distribuído na seguinte proporção: 60% para o sindicato, 15% para a federação, 5% para a confederação, 10% para a central sindical e 10% para o governo.

Toda a vez que o sindicato negocia com uma categoria patronal, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos seus associados: por força de lei, elas são estendidas a todos os profissionais que fazem parte da mesma categoria, indistintamente, mesmo que não sejam sindicalizados.

Os profissionais liberais somam mais de 8 milhões, no Brasil, sendo representados por mais de 500 entidades sindicais. Esses sindicatos, além de realizar a negociação trabalhista, lutam por uma ampliação do seu espaço de atuação profissional, prestando ainda uma série de serviços aos seus associados. Sem a contribuição sindical, nada disso seria possível.

Reafirme o seu compromisso com o sindicato representativo da sua categoria profissional, pagando a contribuição sindical até 28 de fevereiro. Caso você seja empregado, não se esqueça de apresentar o comprovante de pagamento até o dia 10 de março ao setor de Recursos Humanos do empregador, evitando o desconto de um dia de trabalho em seu salário.

Dúvidas sobre Contribuição Sindical? Saiba mais AQUI.

Contribuição Sindical-1

Fechar Menu