Ipea divulga pesquisa sobre “Tolerância social à violência contra as mulheres”

Divulgada, nesta quinta-feira (27), no Portal G1, pesquisa realizada pelo IPEA sobre “Tolerância social à violência contra as Mulheres”. Os dados são estarrecedores: para 58,5%, comportamento feminino influencia estupros e para 65%  a roupa “reveladora” justifica estupro.

De acordo com a pesquisa,  58,5% dos entrevistados concordam totalmente (35,3%) ou parcialmente (23,2%) com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Segundo o levantamento, 37,9% discordam totalmente (30,3%) ou parcialmente (7,6%) da afirmação – 3,6% se dizem neutros em relação à questão.

O estudo também demonstra que 65,1% concordam inteiramente (42,7%) ou parcialmente (22,4%) com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”, enquanto 24% discordam totalmente, 8,4% discordam parcialmente e 2,5% se declaram neutros.

A pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres. A assessoria do Ipea não informou qual o percentual de homens e mulheres opinaram especificamente em relação à questão do comportamento feminino,

No documento sobre a pesquisa, que também avaliou opiniões sobre violência e homossexualismo, o órgão afirma que “por trás da afirmação [referente ao estupro], está a noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais”. Na avaliação do instituto, a violência “parece surgir” a partir dessa ideia.

Os entrevistados foram questionados com base em afirmações pré-formuladas pelo instituto, com as quais diziam se concordavam totalmente ou parcialmente, se discordavam totalmente ou parcialmente ou se tinham uma posição de neutralidade em relação ao assunto.

De acordo o levantamento, que também questionou os entrevistados quanto à punição para agressores, 78,1% concordam totalmente que o homem que bate na esposa “tem que ir para a cadeia”; 13,3% concordam parcialmente; 5% discordam totalmente e 2% discordam parcialmente.

Segundo a pesquisa, 54,4% discordam totalmente da afirmação de que “dá para entender que um homem que cresceu em uma família violenta agrida sua mulher”, enquanto 18,1% concordam totalmente.

Para 56,9% dos entrevistados, discordam totalmente da afirmação de que a questão da violência contra as mulheres recebe “mais importância do que merece” – 10,5% disseram concordar totalmente com a afirmação.

Fonte: Portal G1

Campanha –  O Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Senge BA lançaram, no dia 21 de novembro de 2013,  uma campanha pelo fim da violência contra a mulher. Ao todo são cinco peças, com o objetivo de sensibilizar a sociedade pelo 25 de novembro, Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher.

“Esta campanha tem a finalidade de alertar sobre a importância da denúncia e dá visibilidade dos casos, para dar fim à impunidade e à naturalização da violência contra a mulher”, destacou a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía.

No Brasil, uma mulher é agredida a cada cinco minutos e quatro mil assassinadas por ano, de acordo com dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. O Disque 180 funciona desde 2006 recebendo denúncias anônimas de violência doméstica. Desde então, foram registrados mais de 4 milhões de denúncias.

violencia contra a mulher violencia contra a mulher.jpg 2