Lançamento do documentário “O crime Vale no Brasil: a tragédia de Brumadinho” será na próxima sexta-feira (05)

Lançamento do documentário “O crime Vale no Brasil: a tragédia de Brumadinho” será na próxima sexta-feira (05)

Os cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone lançam em Salvador, no dia 05 de abril o documentário “O crime Vale no Brasil: a tragédia de Brumadinho”. A sessão única será no Espaço Itaú de Cinema Glauber, às 20h30, com entrada franca e debate com os realizadores.

A obra foi produzida de forma independente, trazendo mais de 50 entrevistas com especialistas no assunto, moradores da região, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos oficiais, além de materiais relacionados com o episódio, reunidos minuciosamente. A direção de produção é de Denise Belo.

Rompimento. No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem do Córrego do Feijão rompe em Brumadinho, espalhando um mar de lama pela região. A barragem pertencia à mineradora Vale S.A. Foram despejados 12 milhões de metros cúbicos de lama na bacia do Rio Paraopeba e os rejeitos já chegaram no Rio São Francisco. O município de Brumadinho, com quase 40 mil habitantes, tem como principais atividades econômicas a exploração de minério, a agricultura, a pecuária e o turismo. O rompimento da barragem ocorreu na hora do almoço na troca de turnos, com o refeitório localizado abaixo da barragem. O desastre causa ainda mais indignação pela impunidade, a mesma empresa, a mineradora Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, está envolvida no crime de Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Até o momento foram identificados 216 mortos e ainda há 91 desaparecidos.

O QUÊ: Lançamento na Bahia do documentário LAMA, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho (Doc./ 2019/ 75 min./ direção: Carlos Pronzato e Richardson Pontone)

ONDE: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, Praça Castro Alves s/n, Centro, Salvador,

QUANDO: Sexta-feira, 05 de abril, às 20h30

ENTRADA FRANCA

Fechar Menu