Linhas de ônibus de Salvador serão reestruturadas até 2015

Uma reestruturação do atual sistema de linhas de ônibus de Salvador pretende desafogar pontos de ônibus e acabar com superlotação do transporte público até julho de 2015, quando as mudanças serão concluídas. Segundo o secretário de Urbanismo e Transportes de Salvador, Fábio Mota, algumas linhas serão eliminadas, outras reduzidas e novas poderão ser criadas. Bem como a troca dos veículos deve ocorrer após três anos e meio — idade média dos ônibus descrita no edital.

Os novos ônibus terão motores Euro V, que produzem menos poluentes atmosféricos, deverão ser 100% adaptados para deficientes físicos e  terão uma central de monitoramento do sistema, que deve controlar índices de qualidade, itinerários e horários de viagens dos veículos por meio de GPS. A ideia é que, com novas tecnologias instaladas aos coletivos, os passageiros possam ter acesso a informações como localização dos ônibus e o horário programado para passar em cada ponto através do celular ou por outros aparelhos eletrônicos.

Conforme o secretário, a reestruturação, batizada pela prefeitura de “plano de otimização”, começou no último dia 25 de julho, quando foi assinado o contrato com as empresas ganhadoras da licitação.

Não foi divulgado pela Prefeitura até o momento quais são as empresas que compõem os consórcios, mas o secretario antecipou que o transporte público continuaria com aquelas que exploram o sistema atualmente.

O grupo Evangelista, composto pelas empresas Axé, Praia Grande, Boa Viagem e Joevanza formaram o consórcio Plataforma, assim como o Salvador Norte se uniu às empresas Rio Vermelho, Verdemar, Central, Ondina e BTU.

O consórcio Jaguaribe integra as empresas Expresso Vitória, Modelo, São Cristóvão, Transol, Vitral, Capital, Ilha Tropical e União.

*Com informações do Jornal A Tarde