Militantes históricos do Movimento Estudantil realizam Encontro Nacional do Senge-BA

Militantes históricos do Movimento Estudantil realizam Encontro Nacional do Senge-BA

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Senge-BA sediou o III Encontro Nacional da Geração Henfil, uma reunião de militantes históricos do movimento estudantil, especialmente envolvidos no processo de redemocratização do país e reestruturação do movimento. Estiveram presentes militantes de várias partes do país, que durante os dias do evento compartilharam suas experiências passadas, analisaram a conjuntura atual e avaliaram os desafios para a sua e a para as futuras gerações na luta pela Democracia e justiça social no país. Estiveram presentes na abertura do evento o professor Julio Rocha, diretor da Faculdade de Direito da UFBA, a vice-presidenta da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Eleonora Mascia, o pró-reitor de graduação da UFBA, professor Penildon Filho, a presidenta da Apub Sindicato, professora Raquel Nery e o ex-presidente da UNE (1989-91) Cláudio Langone. A coordenação foi do presidente do Senge-BA, o engenheiro civil Ubiratan Félix.

Neste primeiro dia de evento aconteceu uma mesa sobre os “desafios da conjuntura ontem e hoje”, coordenada por Adriano Romariz e com depoimentos de José Fidelis Sarno (presidente da UNE em 1965), Tais Vieira (coordenadora do DCE da UERJ em 1988), Ademário Costa (vice-presidente da UNE em 2000) Maria Auxiliadora (DCE/UECE em 1987), Hamilton Lacerda (ex-DCE/Unicamp), Penildon Filho (ex-DCE/UFBA) e o atual 2º diretor de Combate ao Racismo da UNE, Elder Reis. 

Logo após houve confraternização e o lançamento do livro organizado pelo professor Penildon Filho sobre a formação dos profissionais da educação. No dia seguinte, a programação foi uma roda de conversa com depoimentos de todos os participantes, considerações sobre a conjuntura e as perspectivas para a geração Henfil e as novas gerações de militantes. 



Fechar Menu