Os salários dos diretores de engenharia civil em 14 países

O salário dos diretores de engenharia civil no Brasil é relativamente alto se comparado ao praticado em outros países – inclusive nos desenvolvidos. Essa é a conclusão de uma pesquisa global da empresa de recrutamento Michael Page, que ouviu 1500 executivos em mais de 30 países. Os dados foram coletados ao longo de entrevistas de emprego no segundo semestre de 2014. De acordo com o estudo, a remuneração média de um diretor de construção, no Brasil, é de pelo menos 154 mil dólares por ano, enquanto o salário do mesmo profissional no Canadá e na França começa em torno de 80 mil dólares.

Cristiano Aron, diretor da empresa responsável pela pesquisa, explica que o crescimento econômico do país na última década explica a boa situação brasileira. “Havia muita demanda por engenheiros, e poucos profissionais qualificados, o que fez os salários subirem”, afirma.

Segundo ele, apesar da economia fraca em 2015, essa realidade não deve mudar – pelo menos por enquanto. “Talvez os salários fiquem estagnados, mas não devem diminuir pelo que percebemos até agora”, afirma.

Confira matéria na íntegra

Fonte: Exame. com / por Claudia Gasparini