Participação do Senge no 3E – Engenharia em Evidência

Por Fernanda Lima

Assessoria de Comunicação Senge/BA

DSC_1083

Entre os dias 03 e 04 de novembro, na Escola Politécnica, foi realizado o evento “3E- Engenharia em Evidência”, que contou com a participação de diversos profissionais atuantes no mercado de trabalho e teve como objetivo protagonizar a Engenharia e suas áreas. O primeiro dia de evento contou com diversas atividades, uma delas foi a palestra do Black Belt, Silvio S. Satto, que relatou a sua experiência com o Seis Sigma. ” O objetivo do seis sigma é diminuir a variabilidade dos processos, fazendo com que estes sejam realizados com 99,99% de sucesso.” afirmou Silvio. As etapas explicadas por ele, devem ser seguidas corretamente para que exista o mínimo possível de erro nos processos, além de explicar o que é o Seis Sigma, ele demonstrou de que forma este pode ser aplicado em situações cotidianas, em empresas de grande e médio porte, em hospitais, correios e até no sistema de água potável.

DSC_1068

Após a conclusão da palestra, foi aberto o Painel  “Mercado de Trabalho do Engenheiro”, a mesa foi composta por Ubiratan Felix, Alberto Azevedo, Paulo Fleming e  Leonardo Vaz. O Presidente do Senge, Ubiratan, deu inicio ao painel demonstrando como a crise econômica afeta o mercado de trabalho no Brasil para os engenheiros, “Política de congelamento dos preços da gasolina e diesel que obrigou a Petrobras a ter prejuízo e aumentou o seu endividamento. Esta política subsidiou a indústria automobilística que remeteu vultosos lucros para suas matrizes…” cita ele como um dos diversos fatores para a causa da crise.  Para o diretor da Monte Moryah Engenharia, Alberto,  a crise possibilita novas oportunidades , ” Apesar da crise, eu acredito no futuro da engenharia.” disse.

DSC_1095

Ao serem questionados pelo mediador, Leonardo Vaz, sobre quais os caminhos para driblar a crise os participantes concordaram que a palavra de ordem é inovação. “Precisamos investir em tecnologia, essa é a chave para sair desta crise. ” Afirmou o sócio e consultor Sênior da G-Rams, Paulo Fleming, para ele em momentos como este, os profissionais devem seguir as oportunidades  e se capacitar para ser ter diferencial no mercado de trabalho.