Paulistanos aprovam ciclofaixas, mas a maioria ainda vai de carro

Paulistanos aprovam ciclofaixas, mas a maioria ainda vai de carro

Desde a aprovação de seu novo Plano Diretor,  a cidade de São Paulo vem sendo citada como exemplo de enfrentamento dos problemas de mobilidade urbana. Apesar de consideradas medidas impopulares, as ciclofaixas e vias exclusivas para ônibus estão sendo implantadas  na capital paulista. E, hoje, o jornal Valor Econômico, publicou uma matéria revelando que, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, 90% dos paulistanos aprovam as vias exclusivas e são favoráveis à sua ampliação, enquanto 88% apoiam as ciclofaixas. A pesquisa afirma ainda que 71% deles deixariam o carro em casa, caso tivessem uma alternativa viável de transporte.

No entanto, mesmo apoiando o incentivo ao transporte coletivo, a mesma pesquisa revela que o percentual de pessoas que possuem automóvel em casa aumentou de 52% para 62% em apenas um ano e 38% dos entrevistados disseram que utilizam o carro “quase todos os dias”.

Em Salvador, já está em funcionamento há mais de um ano movimento Bike Salvador, no qual o usuário paga uma taxa anual de R$ 10,00 para utilizar as cerca de 400 bicicletas espalhadas por alguns pontos estratégicos da cidade. Recentemente, o movimento Salvador vai de Bike anunciou o projeto Bike Comunidade no Subúrbio Ferroviário, com cadastro gratuito. Segundo reportagem do jornal Correio, a Prefeitura pretende ampliar as ciclofaixas para 350 km até 2016, além de liberar o acesso das bicicletas nos planos inclinados – ainda em obras – Gonçalves, Pilar e Liberdade-Calçada.

Ontem, 18, foram concluídas as obras de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, agora composta por três faixas em cada sentido, com 3,3 km de extensão e vias exclusivas para ônibus. O investimento foi de R$ 63 milhões.

*Com informações do Valor Econômico, Correio e G1

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