Plataforma Operária e Camponesa de Energia realiza primeira etapa de curso de formação

Plataforma Operária e Camponesa de Energia realiza primeira etapa de curso de formação

Entre os dias 02 e 04 de junho, aconteceu, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a primeira etapa do curso de formação da Plataforma Operária e Camponesa da Energia na Bahia. Uma realização do SINDIPETRO-BA, SENGE, SINDAE, SINERGIA, MAB, MPA, MST, Levante Popular da Juventude e outras organizações.

O curso visou dotar os participantes de conhecimentos sobre a importância da água e da energia, principalmente o petróleo, uma importantíssima matriz energética capaz de desenvolver a tecnologia, promovendo a distribuição dessas riquezas para o povo, se bem utilizada.

Credenciaram-se 55 trabalhadores e trabalhadoras de diversos segmentos e 09 regiões do estado da Bahia.

No primeiro dia, após as apresentações e saudações, foi formada a mesa de abertura com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, o presidente da CUT/BA, Cedro Costa, Paulo de Tarso do SINERGIA e CNU, o diretor do Sindae, Grigorio Rocha, e o diretor do SINDIPETRO-BA, Jairo Batista, que destacou a necessidade de fazermos as lutas imediatas, mas não menos importante, e nos prepararmos para as lutas futuras. Disse ainda que o curso era um importante instrumento para formar os trabalhadores e trabalhadoras para pensar na mudança do modo de produção como ponto de partida à superação desse sistema que permite o homem explorar o seu semelhante.

Ainda no primeiro dia, houve o resgate histórico da plataforma coordenado por Allan Hayama, diretor do Senge-BA. Logo em seguida, o Coordenador Geral do SINDIPETRO-BA, Deyvid Bacelar, fez uma explanação acerca da Geopolítica do Petróleo e da importância da Petrobrás Estatal como mola propulsora do desenvolvimento do Brasil. Logo após, foi aberto um momento para perguntas e debate.

No segundo dia, Pedro Romildo, diretor do Sindae e coordenador do Observatório da Água, fez uma análise da conjuntura da situação política, econômica e social e quais serão os próximos desafios. Na continuação, Moisés Borges, coordenador nacional do MAB, falou sobre a concepção da formação política para os trabalhadores do campo da cidade.

No terceiro e último dia, final dessa primeira etapa do curso, foi ressaltado que todos terão a tarefa de difundir os conhecimentos adquiridos nas suas regiões. Houve consenso sobre a necessidade de formar e informar a população sobre a importância do Petróleo ser explorado por uma empresa como a Petrobrás, estatal imbuída de responsabilidade social e compromissada com a geração de riqueza para o povo.

Fechar Menu