Evento relembra história da Escola Politécnica

Ontem (13) pela manhã, aconteceu o “2º Conversando sobre a História da Escola Politécnica”, mais uma edição do evento comemorativo dos 120 anos de fundação da Escola da UFBA. A atividade conta com a apresentação do trabalho de pesquisa do Memorial Arlindo Coelho – que faz a identificação do acervo documental da Escola – e também com rodas de conversa com convidados que fizeram parte da história da Politécnica no período da Ditadura Militar brasileira.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, Ubiratan Félix compôs a mesa de abertura e falou sobre a relevância da Escola Politécnica na produção de conhecimentos fundamentais para a sociedade baiana e brasileira, e que dela saíram grandes nomes da Engenharia nacional – intelectuais, militantes e profissionais dedicados à tarefa de contribuir para o desenvolvimento técnico, tecnológico e científico do país.

Os convidados desta edição foram os ex-discentes Alberto Armando Baptista Gaspar e Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado, que compartilharam suas experiências como militantes políticos e enfatizaram a importância da Escola como local de resistência contra o regime e na defesa da democracia. Também ressaltaram aspectos da atual crise no país e o modo como este governo está desindustrializando o país, entregando as riquezas naturais ao capital internacional e impondo reformas e medidas para beneficiar o empresariado. Nas considerações finais, ainda abordaram alguns pontos sobre os caminhos para restabelecer a democracia pautados na organização e luta popular, mas também na elaboração de um projeto, que seja adotado como plano de um futuro governo eleito direta e democraticamente, para promover o desenvolvimento social e a soberania do país.