Presidente do Senge BA fala sobre mercado de trabalho na região sul da Bahia

Nos dias 14 e 15/06, o presidente do Senge BA, engº Ubiratan Félix, palestrou sobre o tema “Engenharia e o Mercado de Trabalho”, para os alunos da Faculdade Pitágoras e Faculdade do Sul da Bahia – FASB, em Teixeira de Freitas (BA). A iniciativa faz parte do conjunto de ações para ampliar a presença do Sindicato nos diversos municípios baianos. “As políticas públicas de habitação e infraestrutura impactaram no aumento de demanda por profissionais da engenharia no interior do Estado, ampliando, inclusive, os cursos de Engenharia nessas cidades. A proposta é nos aproximarmos desses profissionais e estudantes, mostrando que o Sindicato também os representa e está atuante em defesa da valorização profissional”, diz Ubiratan.

O tema também foi divulgado em entrevistas concedidas a diversas rádios locais, incluindo no município de Itamaraju. Além do mercado de trabalho, foram discutidos a regulamentação profissional e o salário mínimo profissional e apresentada a iniciativa Senge BA Estudante. Atualmente, o Senge BA conta com sete delegacias sindicais que contemplam as regiões baianas do extremo sul, sul, Alagoinhas, Recôncavo, Paulo Afonso, Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana. Como delegado sindical do Extremo Sul, o Sindicato conta com a atuação do engº Anderson Ambrósio e do conselheiro suplente do Senge BA no plenário do Crea BA, engº Agnaldo.

Mais do que recuperação de estradas, a região recebe diversas intervenções importantes, incluindo a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), a construção em andamento da Ponte Ilhéus-Pontal, a dragagem concluída do Porto de Malhado, o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Com 1.527 quilômetros de extensão, dos quais 1.100 km passam pela Bahia, as obras da Fiol integram o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do governo federal, com investimentos estimados em R$ 6 bilhões. A Fiol vai ligar Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins. A expectativa é que a linha férrea seja interligada ao Porto Sul, em Ilhéus, para o escoamento da produção agrícola do Oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

teixeira de freitas