Rubens Paiva é eternizado com busto na Rua Barão de Mesquita, RJ

O ex-deputado federal e engenheiro Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971, terá seu busto inaugurado dia 12 de setembro, sexta-feira, às 13 horas, na Praça Lamartine Babo, Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro. Com a participação de seus filhos e exposição sobre sua trajetória, o ato público, apartidário, é uma homenagem do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros, com o apoio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. “Engenheiro Rubens Paiva, presente!” é o título da exposição, com curadoria do jornalista Vladimir Sacchetta.

“Mais do que uma justa homenagem ao parlamentar e engenheiro Rubens Paiva, a cerimônia para a qual convidamos todos os segmentos da sociedade é fruto da certeza de que o resgate da memória política de nosso país é mais uma forma de afirmar a história de lutas do povo brasileiro”, afirmou Olimpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ).

Entre obras de engenharia e de projetos que hoje são referências nacionais, Rubens Paiva esteve à frente da construção de casas populares no bairro da Pavuna (RJ), em um conjunto habitacional que hoje leva o seu nome, assim como a estação de Metrô mais próxima. Rubens Paiva, entre outras históricas ações no parlamento, estimulou e assessorou o então deputado e advogado Almino Affonso a elaborar e a construir uma das principais conquistas dos profissionais da engenharia: a lei do Salário Mínimo Profissional (4.950-A/66).

“Eternizar Rubens Paiva em praça pública é também um caminho para não deixar que caia no esquecimento o trágico desaparecimento de uma liderança que defendeu a democracia e a justiça social, como cidadão, como profissional e como parlamentar. E perdeu a vida por isso.”, registra Clovis Nascimento, presidente da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge).

Dia: sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Hora: 13 horas
Local: Praça Lamartine Babo, Rua Barão de Mesquita, esquina com a Avenida Maracanã, próximo ao Metrô Estação Saens Peña

Mais informações: www.sengerj.org.br