Notícias
Card RENCAa 07nov

Senge-BA promove palestra sobre a RENCA

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia realiza nesta quinta-feira (9), a palestra “Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA): Uma visão geral”, com o Eng° Mecânico e Geólogo Antônio Matias. O evento será às 19h, no auditório Engenheiro Eletricista Orlando Miranda, localizado na sede do Senge-BA, Rio Vermelho.
O palestrante, Antônio Matias, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Engenharia Mecânica e Geologia, e pós-graduado em gestão de negócio /metodologia do ensino superior pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem vasta experiencia na área de mineração. Em 2011, foi sócio e diretor executivo da Mineração Caiçara Ltda, já foi diretor de operação de mina de ouro na Minérios Salomão Ltda e, chefe de gabinete da SICM no Governo da Bahia.

Sobre a RENCA – A RENCA é uma área de aproximadamente 46.450 km² entre o Pará e o Amapá, criada em 1984, bloqueada para investidores privados, com objetivo de fazer pesquisas minerais na região, cuja produção exige soberania nacional e exclusividade da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Neste ano, o presidente Michel Temer liberou um decreto para extinção a RENCA, o que implicaria na permissão de pesquisa e consequentemente mineração, para o setor privado, em parte da Amazônia.
O fim da Reserva Nacional atingiria não somente a exigência de soberania nacional nas produções, mas também as populações indígenas e tracionais da região. Segundo a WWF-Brasil, em relatório produzido em parceria com a empresa Jazida.com, as atividades mineradoras podem ter impactos devastadores na biodiversidade. Consequências como desmatamento e comprometimento dos recursos hídricos, foram alguns pontos que fizeram com que a população se organizasse contra o decreto, que foi revogado no final de setembro.

Card RENCAa

 

Voltar para notícias