Senge BA realiza evento sobre integração tarifária e física do metrô de Salvador

Senge BA realiza evento sobre integração tarifária e física do metrô de Salvador

O Senge BA e a Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros – Fisenge realizam, no dia 25/08, o  Seminário Integração Física-Tarifária do Sistema de Transporte Urbano de Salvador. O evento acontecerá às 14h, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. As inscrições são gratuitas e já estão abertas AQUI. Será oferecido certificado, vagas limitadas.

A iniciativa reunirá especialistas da área de transporte urbano para debater e evidenciar soluções para o atual impasse no planejamento de transporte urbano de Salvador que é a integração física e tarifária dos ônibus metropolitanos com o sistema de metrô. Já estão confirmadas as presenças dos especialistas em mobilidade urbana, arqº Nazareno Affonso, coordenador nacional do Movimento pelo Transporte Público de Qualidade – MDT, o engº Emiliano Affonso, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP e os especialistas da área de transporte, engº Horácio Brasil e engº Carlos Batinga. O evento contará ainda com a participação do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, e do chefe da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster.

O metrô de Salvador completou um ano de funcionamento em 11 de junho deste ano, com a previsão de iniciar a integração com os ônibus, por meio da frota que pertence à região metropolitana. No entanto, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal já se encontram na terceira etapa de negociação e ainda não conseguiram chegar a um consenso sobre o valor da tarifa única e a forma como será feita a integração. A iniciativa é uma oportunidade de levar o debate para além da barganha política e trazer à tona soluções que beneficiarão de fato a população, cuja qualidade de vida é afetada diariamente pelo ineficiente sistema de transporte urbano de Salvador e Região Metropolitana.

Mobilidade Urbana – “As políticas públicas de planejamento urbano, como as de transporte e infraestrutura urbana, são áreas de grande demanda de profissionais da Engenharia, o que evidencia a ativa participação desses profissionais nas soluções dos problemas que afetam diretamente a qualidade de vida da população. É coerente, portanto, que a opinião técnica da categoria seja expressa e que os gestores públicos a considerem nas decisões políticas sobre o tema”, diz o engº civil Ubiratan Félix, presidente do Senge BA.

Esse já é o sexto evento realizado pelo Sindicato na área de transporte e mobilidade urbana. O primeiro, em dezembro de 2011, foi o Colóquio de Mobilidade Urbana, que discutiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. No ano de 2012, já com a lei de publicada, foi realizado o Seminário Impactos da Lei de Mobilidade Urbana. No mesmo ano, também foram realizados os Seminários Planejamento, Implantação e Operação do Sistema Metroviário de Salvador e, em seguida, dos sistemas de transporte BRT e BRS. Em 2013, com o anúncio de previsão do início das atividades do metrô de Salvador, cujas obras estavam atrasadas há 14 anos, foi realizado o evento Diagnóstico do Sistema Metroviário de Salvador.

cartaz integração tarifaria

 

 

 

Fechar Menu