Senge-BA realiza pré-lançamento do Manual de Gestão de Resíduos Sólidos

Senge-BA realiza pré-lançamento do Manual de Gestão de Resíduos Sólidos

É inegável que, na Bahia, a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos ainda é um problema e muitas cidades sofrem com um sistema de limpeza urbana ineficiente. Visando contribuir com soluções para este tema, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia publicou o Manual de Gestão de Resíduos Sólidos para Municípios de Pequeno e Médio Porte. Embora o lançamento oficial do Manual esteja programado somente para dezembro deste ano, os interessados já podem adquiri-lo na sede do Senge-BA, de segunda a sexta, das 9h às 19h, pelo valor promocional de R$ 30,00.

Com autoria do Eng.º Civil Ubiratan Félix, presidente do Senge-BA, o Manual pretende servir como um guia para o planejamento e implementação de um sistema de gestão de resíduos adequado à capacidade gerencial e realidade das finanças públicas do município. Ele foi elaborado a partir da experiência profissional do autor com a preparação de planejamentos de gestão de limpeza urbana e programas de educação ambiental em diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador e do interior da Bahia.

Sobre o autor

Ubiratan Félix Pereira dos Santos é engenheiro civil formado pela UFBA, em 1992, e especialista em gerenciamento ambiental pela Ucsal (1999). Trabalhou como superintendente de Florestas e Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia, secretário de Infraestrutura e Transporte de Vitória da Conquista (BA) e como consultor e assessor técnico em Resíduos Sólidos em diversos municípios. Atualmente é professor do Instituto Federal da Bahia – IFBA e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia – Senge- BA.

Fechar Menu