Senge Bahia participa da mesa de abertura da audiência pública com o tema “Monitoramento do Cadastramento Ambiental Rural na Bahia”

por Fernanda Lima – Assessora de Comunicação Senge BA

Na quarta-feira ( 15 ), ocorreu a audiência pública com o tema de Monitoramento do Cadastramento Ambiental Rural na Bahia, na Assembleia Legislativa. O evento teve como objetivo avaliar o monitoramento do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que corresponde ao Cadastro Ambiental Rural(CAR) previsto no Código Florestal.

IMG_4649

A audiência é uma iniciativa da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, com o apoio do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá),  do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e do Observatório do Códdigo Florestal (OCF). Comandada pelo Deputado Marcelino Galo, a audiência gerou debates indispensáveis e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, do Ministério Público, Polícia Militar, sindicatos e associações. Para Marcelino,  o evento serve para fundamentar a proposta de elaboração de um plano estadual para agroecologia.

“O controle social tem que vir da gente, dos movimentos sociais, das organizações civis, quando o deputado possibilita uma audiência como essa, há uma forma de transparência para o nosso controle social”  enfatizou Allan Hayama, diretor do Senge Bahia. Para ele existe uma grande relevância na participação da sociedade no evento, pois dessa forma ocorre um dialogo entre o estado e a sociedade.

IMG_4654

Um dos Aldo Carvalho da Silva, da Secretaria do Meio Ambiente,  detalhou o funcionamento do Cefir que para ele tem como objetivo “dotar a sociedade de capacidade de conhecimento. Para ele o Cefir fornece “relatórios fantásticos” à sociedade e  que quem ajuda a melhorar o sistema é o próprio usuário, informando as dificuldades de acesso e sugerindo soluções para os problemas que identificam.

Para todos, a reunião da Frente Parlamentar Ambientalista foi uma iniciativa elogiável de Marcelino Galo no sentido de fazer com que “a gestão ambiental na Bahia seja mais atuante”, com o destacou Cristina Seixas.