Senge PR lança obra que debate o assédio moral na administração pública

Nesta sexta-feira, 24 de abril, o Senge, entidades sindicais e as universidades Federal do Paraná e Positivo lançam o livro Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública, que reúne mais de uma dezena de artigos sobre o assédio moral nas instituições públicas municipais, estaduais e federais.

“Não bastasse a exploração econômica na venda da mão de obra, física ou intelectual, e a crescente precarização do trabalho com o cerceamento e diminuição dos direitos, como com a possibilidade da efetivação da PL da Terceirização, convivemos no mundo do trabalho com inúmeras outras ações vis que promovem a diminuição do próximo, como nos atos de assédio moral, uma das violências mais covardes no universo laboral”, afirma o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Carlos Roberto Bittencourt.

Para Bittencourt, é necessário ampliar os debates que promovam maior conscientização, a mobilização das entidades e dos trabalhadores e, sobretudo, as discussões no âmbito jurídico de forma que haja a regulação na legislação federal sobre a questão do assédio moral.

A publicação a ser lançada nesta sexta é a continuidade das ações do Senge-PR e das demais entidades, iniciadas com o seminário “Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública”, promovido no último dia 27 de março, em Curitiba, que reuniu mais de 500 pessoas em um debate que contou com palestras de juristas, médicos do trabalho, sociólogos e psicólogos, unânimes ao afirmar que é necessário legislação específica para coibir as práticas abusivas contra servidores públicos.

Dentre os autores dos artigos, estão a médica do trabalho e uma das precursoras dos debates sobre assédio moral no Brasil, Margarida Barreto, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e o administrador e reitor da UFPR entre 1994 e 1998, José Henrique de Faria. Assinam a publicação, como organizadores o assessor da presidência do Senge-PR, Eduardo Faria Silva, Fernanda Zanin, José Antonio Peres Gediel e Lawrence Estivalet de Mello.

O evento de lançamento do livro será no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, a partir das 19 horas. Após ser lançada, a publicação estará disponível na versão eletrônica no site do Senge.