Senge realiza curso de Gestão de Resíduos Sólidos urbanos – Estudo de Caso do Município de Senhor do Bonfim

No dia 20 de agosto, o Departamento de Construção Civil do IFBA de Salvador em parceria com o Sindicato dos Engenheiros da Bahia, com apoio da APUB – Associação dos Professores Universitários da Bahia e da Federação de Sindicatos de Engenheiros , foi realizado no áudio visual 1 do Instituto Federal de Ensino Tecnológico da Bahia  – campus Salvador, o curso de Gestão de Resíduos Sólidos urbanos – Estudo de Caso do Município de Senhor do Bonfim.

WhatsApp Image 2016-08-22 at 10.34.55

O instrutor do Curso foi o Engenheiro Civil e Professor do IFBA Salvador, Ubiratan Félix Pereira dos Santos. O Professor enfatizou os aspectos necessários para levantamento do diagnóstico institucional, gerencial, operacional, da manutenção preventiva e corretiva, da qualidade e abrangência dos serviços ofertados a população, do custos de limpeza urbana municipal.

WhatsApp Image 2016-08-22 at 10.34.57

A  partir do diagnostico, foi apresentado as diretrizes para elaboração do modelo institucional, gerencial, operacional, de recuperação de custos e controle social. Ubiratan ressaltou que o modelo proposto deve levar em consideração a realidade econômica e arrecadação do ente municipal, assim como as desigualdades sociais e de acesso de infra estrutura urbana dos diferentes bairros da cidade. O Plano de Gestão de Limpeza Urbana deve ser instrumento que irá consolidar o novo modelo de gestão de resíduos sólidos do município.

Ubiratan Félix